MS assina acordo com os EUA para troca de informações na área de segurança
Representante do governo Americano no Brasil esteve na governadoria de MS para assinatura da parceria
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja participou nesta quarta-feira (19), de uma reunião com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Crawford Chapman. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação e troca de informações com os Americanos.
A ideia inicial é firmar uma cooperação e discussão de temas importantes, além da elaboração de projetos e a articulação de ações que sejam de interesse mútuo.
“Estamos celebrando a relação que meu país tem com Mato Grosso do Sul. Firmamos um acordo sobre segurança pública, pois sei que aqui estão trabalhando fortemente na área de segurança e foi apresentado o sucesso que o estado tem no combate ao crime organizado, por se tratar de um estado fronteiriço. Isso é importante e faz com que o governo americano coopere com a troca de informações e treinamento para a segurança pública”, resumiu Todd Crawford Chapman, embaixador dos Estados Unidos, que pela primeira vez esteve em Mato Grosso do Sul.
De acordo o governador Reinaldo Azambuja, a cooperação entre o Estado e os Americanos, abre possibilidades e oportunidades de discussões de pautas que vão além da segurança. “Esse é o início do acordo, de vários outros que firmaremos em áreas que são estruturantes para o Estado. Conversamos com o embaixador e queremos construir protocolos de intenções na área de saúde, educação, econômica e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
A reunião contou com a participação do secretário estadual de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira, que detalhou alguns pontos do termo assinado. “Já tínhamos uma parceria na parte de capacitação de policiais e troca de informações com o governo americano. Agora firmamos a partir da assinatura deste termo de cooperação, o compartilhamento de banco de dados em tempo real entre os Estados Unidos e Mato Grosso do Sul”, sintetizou Videira.
Participaram também da agenda o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck; o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa; além do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen e o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison de Araújo.