ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MS firma acordo de cooperação com ONG para simplificar estratégias na saúde

Eduardo Riedel participou de solenidade que dá inicio a assessoria técnica para municípios

Por Gustavo Bonotto | 20/08/2024 23:29
O governador Eduardo Riedel (PSDB) ao lado do secretariado e dos representantes do IEPS. (Foto: Saul Schramm/Agência de Notícias)
O governador Eduardo Riedel (PSDB) ao lado do secretariado e dos representantes do IEPS. (Foto: Saul Schramm/Agência de Notícias)

O Governo do Estado firmou, na tarde desta terça-feira (20), acordo para aprimorar as políticas na área da saúde, com foco especial na consolidação do processo de regionalização da saúde com o IEPS (Instituto para Estudos de Políticas de Saúde), e apoio da Associação Umane e da Fundação Lemann.

A cooperação, assinada pelo governador Eduardo Riedel, o diretor do IEPS, Arthur Aguillar, o secretário de Saúde, Maurício Simões,  prevê a prestação de uma assessoria técnica pelas instituições para os projetos do PRI (Planejamento Regional Integrado) da pasta.

Conforme antecipado, o planejamento é elaborado no âmbito da região de saúde, com base nas necessidades de saúde expressas nos planos municipais de saúde e pactuado, monitorado e avaliado por comissões de intergestores através do programa Redes, desenvolvido pelo IEPS para apoiar os estados no desenvolvimento de uma estratégia efetiva de integração e aprimoramento das redes de atenção à saúde

Na solenidade, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que a iniciativa busca simplificar as diretrizes da saúde pública aos municípios. "A adesão ao programa Redes vem apoiar a gestão bipartite (municípios e Estado), e está centrada em eixos de capacitação, administração e financiamento indutor".

O principal objetivo da parceria, de acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, é avançar na regionalização dos serviços de saúde, norteada por indicadores criteriosos levantados por pesquisadores do IEPS.

“A parceria será extremamente importante, uma oportunidade de discutir políticas públicas de saúde, em especial a regionalização. Esse instituto é um instituto independente, reconhecido e com expertise nacional e internacional e que pode nos auxiliar a implementar a organização dos nossos serviços de saúde no território sul-mato-grossense. Então, o apoio deverá somar em nossos esforços e principalmente na definição de políticas públicas baseadas em evidências cientificas”, afirmou.

Ainda participaram da solenidade, a gerente de Parcerias e Novos Projetos da Umane, Evelyn Santos, e a gerente de Impacto em Lideranças da Fundação Lemann, Janiele de Paula.

Criado em 2019, o IEPS é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, criada com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para a saúde no Brasil, o instituto trabalha em quatro áreas: como a pesquisa em economia da saúde; priorização de políticas de saúde na agenda política brasileira; apoio técnico para gestores e tomadores de decisão da área da saúde e suas políticas; e promoção de uma cultura de saúde no Brasil com base no ideário da promoção da saúde e prevenção de enfermidades.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias