MS tem segunda maior taxa de resolução de homicídios em todo Brasil
Mato Grosso do Sul aparece em segundo lugar, com 86% dos crimes considerados resolvidos
Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz e divulgado nesta semana mostra que Mato Grosso do Sul tem segunda maior taxa de elucidação de homicídios do País. Segundo o jornal O Globo, apenas Rondônia aparece à frente do Estado e o Rio de Janeiro registrou, novamente, pior índice.
Dezoito estados e o Distrito Federal enviaram as informações completas; sete mandaram dados parciais. Rondônia teve o melhor resultado: nove em cada dez homicídios foram solucionados.
Mato Grosso do Sul aparece em segundo lugar, com 86% e se mantém no topo do ranking com alta resolutividade de crimes. Santa Catarina aparece com 78%. O Rio de Janeiro é o último da lista, com 16% dos crimes esclarecidos.
Em outros locais do mundo, o índice varia. Na Europa, o percentual é 92% e nos Estados Unidos, por exemplo, 57%.
O instituto explica que a pesquisa considera "esclarecido" homicídio que teve pelo menos um autor identificado e denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime, levando em consideração os anos de 2018 e 2019.
Em publicação feita pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), foi destacado que apesar da eficiência, os policiais civis de Mato Grosso do Sul têm baixa remuneração. Conforme levantamento feito pelo Sindicato dos Delegados de São Paulo e divulgado em 21 de junho, o salário inicial do policial civil de MS aparece em 21º no ranking, na frente apenas de Sergipe, Paraíba, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará.
Quem lidera o ranking com maior salário é o estado do Amazonas, com remunerações de R$ 12.948,78 mensais.