ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Núcleo quer acabar com "juridiquês" ao falar com mulheres vítimas de violência

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar avalia que esse é um problema

Por Ângela Kempfer | 21/11/2023 13:57
Núcleo quer acabar com "juridiquês" ao falar com mulheres vítimas de violência
Reunião da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar sobre o projeto 'Direito Simplificado". (Foto: Assessoria)

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar quer "decodificar" o juridiquês que tanto atrapalha a compreensão do cidadão comum sobre a Justiça. O grupo formado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul criou o projeto "Direito Simplificado".

Idealizado pela juíza Adriana Lampert, com participação da desembargadora Jaceguara Dantas, a ideia é deixar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para as mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto é fruto de uma colaboração integrada entre diversas equipes do TJMS, incluindo a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Tecnologia da Informação e Assessoria de Planejamento. Na última sexta-feira, esses setores se reuniram para alinhar estratégias e definir os próximos passos, visando a conclusão eficaz do projeto.

Para atingir seus objetivos, o "Direito Simplificado" adota a abordagem do "Visual Law", que utiliza recursos visuais como gráficos, tabelas, infográficos e mapas mentais para transmitir informações jurídicas de maneira clara. Essa estratégia visa transformar documentos jurídicos complexos em algo mais atrativo e fácil de compreender, o que é especialmente relevante em casos de violência doméstica.

Uma inovação trazida pelo projeto é a utilização do recurso "Project para a Web" desde sua criação. Essa ferramenta oferece recursos simples e poderosos para o gerenciamento de trabalho, sendo empregada de maneira colaborativa e interfuncional pela primeira vez no âmbito do "Direito Simplificado". Além disso, é o primeiro projeto a incorporar todas as etapas de ciclo de vida oferecidas pelo "Project para a Web".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias