ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Núcleo quer acabar com "juridiquês" ao falar com mulheres vítimas de violência

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar avalia que esse é um problema

Por Ângela Kempfer | 21/11/2023 13:57
Reunião da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar sobre o projeto 'Direito Simplificado". (Foto: Assessoria)
Reunião da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar sobre o projeto 'Direito Simplificado". (Foto: Assessoria)

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar quer "decodificar" o juridiquês que tanto atrapalha a compreensão do cidadão comum sobre a Justiça. O grupo formado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul criou o projeto "Direito Simplificado".

Idealizado pela juíza Adriana Lampert, com participação da desembargadora Jaceguara Dantas, a ideia é deixar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para as mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto é fruto de uma colaboração integrada entre diversas equipes do TJMS, incluindo a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Tecnologia da Informação e Assessoria de Planejamento. Na última sexta-feira, esses setores se reuniram para alinhar estratégias e definir os próximos passos, visando a conclusão eficaz do projeto.

Para atingir seus objetivos, o "Direito Simplificado" adota a abordagem do "Visual Law", que utiliza recursos visuais como gráficos, tabelas, infográficos e mapas mentais para transmitir informações jurídicas de maneira clara. Essa estratégia visa transformar documentos jurídicos complexos em algo mais atrativo e fácil de compreender, o que é especialmente relevante em casos de violência doméstica.

Uma inovação trazida pelo projeto é a utilização do recurso "Project para a Web" desde sua criação. Essa ferramenta oferece recursos simples e poderosos para o gerenciamento de trabalho, sendo empregada de maneira colaborativa e interfuncional pela primeira vez no âmbito do "Direito Simplificado". Além disso, é o primeiro projeto a incorporar todas as etapas de ciclo de vida oferecidas pelo "Project para a Web".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias