ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

UFMS abre inscrições para curso que ensina a aproveitar plantas alimentícias

Inscrições podem ser feitas gratuitamente de 10 a 21 de outubro

Liana Feitosa | 07/10/2022 13:44
Aproveitamento de frutos nativos do Cerrado é alvo do curso. (Foto: Divulgação)
Aproveitamento de frutos nativos do Cerrado é alvo do curso. (Foto: Divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para a 12ª edição do CPA (Curso de Plantas Alimentícias do Cerrado e do Pantanal). Com o objetivo de divulgar plantas comestíveis que existem na região, e ensinar como prepará-las, professores, técnicos e estudantes promovem o curso no próximo mês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 10 e 21 de outubro, no portal do curso.

As aulas, que serão ministradas nos dias 3 e 4 de novembro, serão destinadas a 60 pessoas, número de vagas disponibilizado. “O público-alvo é constituído por pessoas de comunidades rurais (assentamentos rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas) de Mato Grosso do Sul, especialmente na conexão Cerrado/Pantanal. Inclui ainda os estudantes, merendeiras, professores e técnicos de escolas de ensino fundamental e médio e equipes de hotéis e restaurantes, especialmente ligados à culinária”, detalha a professora Luciana Miyagusku, da comissão organizadora do curso.

Cerca de mil pessoas já foram beneficiadas pelo curso. Segundo a professora Ieda Maria Bortolotto, o conhecimento incentiva o uso de produtos obtidos a partir das espécies na dieta, o que torna a alimentação mais rica e diversa. “Nós recebemos pequenos agricultores, que depois se dedicaram a produzir farinhas, bebidas, biscoitos, bolos e outros e muitos fazem disso sua fonte de renda. Com isso há o fortalecimento das cadeias produtivas das espécies alimentícias nativas e melhoria da renda”, afirma.

O curso faz parte do projeto Sabores do Cerrado e do Pantanal, que realiza oficinas em comunidades rurais, em escolas (especialmente as públicas), em hotéis e restaurantes abordando a identificação de espécies nativas, a valorização da cultura local, a produção de mudas, a produção de pratos, bebidas e produtos como as farinhas, por exemplo, as boas práticas de higiene, a colheita e a pós-colheita, dentre outros.

Mais informações sobre o curso e sobre o projeto podem ser conferidas no portal www.sabores.ufms.br. Para se inscrever no curso, basta acessar este link.

Nos siga no Google Notícias