Vacina americana com 95% de eficácia chega na segunda-feira a MS
Só a Capital aplicará o imunizante fabricado pela farmacêutica americana Pfizer junto com a alemã BioNTech
Na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, desembarca no Aeroporto Internacional de Campo Grande o primeiro lote da vacina fabricada pela Pfizer, farmacêutica americana, em parceria com a empresa alemã BioNTech. Para a Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar 7.020 doses do imunizante que apresentou em testes 95% de eficácia contra a covid-19.
O primeiro lote, com um milhão de doses, tem previsão de chegada ao Brasil às 19h desta quinta-feira (29), no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. Também por determinação do Ministério da Saúde, esta remessa será destinada apenas às capitais, por uma questão de logística, pela necessidade de refrigeração em temperaturas menores.
Ainda não está definido qual público será vacinado com a Pfizer- BioNTech em Campo Grande. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), que deve publicar resolução contendo a diretrizes para a aplicação da nova vacina, já definiu, entretanto, que todas as 7 mil doses serão administradas num primeiro momento. A segunda aplicação será garantida com o envio de novas remessas já prometidas pelo governo federal.
Retomada – Seguindo a passos lentos, a vacinação contra a covid em Mato Grosso do Sul deve voltar a acelerar com a chegada, ainda neste semana, de mais 55 mil doses da vacina Astrazeneca. O Estado recebe também mais 1,2 mil aplicações da Coronavac.