ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Capital

A metros da Vigilância Sanitária Municipal, terreno acumula lixo e mato alto

Segundo moradores, terreno está abandonado há muito tempo e serve de dormitório para usuários de drogas

Por Lucas Mamédio e Kamila Alcântara | 30/09/2024 17:58
A metros da Vigilância Sanitária Municipal, terreno acumula lixo e mato alto
Terreno está tomado por lixo; ao fundo é possível ver a lateral do prédio da Vigilância em azul (Foto: Osmar Veiga)

Um terreno praticamente ao lado da sede da Vigilância Sanitária de Campo Grande, na Rua Antônio Maria Coelho, está tomado por lixo e mato alto. De acordo com moradores da região, o terreno está abandonado há muito tempo e serve de dormitório para usuários de drogas e moradores em situação de rua. Apenas duas casas separam a área do prédio público.

Não há, no local, indicação de quem seria o proprietário. Restou no terreno apenas algumas construções completamente deterioradas tomadas pelo mato. Colchões, restos de roupas, marmitas e muitas sacolas formam o lixo.

Um idoso de 60 anos, que não quis se identificar, observou com preocupação o fato do terreno estar ao lado da Vigilância. "Esse terreno aí, se a prefeitura que está do lado não está preparada, quem vai estar? Ele só nos dá problema, tira nosso sono, de tanto andarilho. Não culpo eles, estão só tentando se abrigar".

A metros da Vigilância Sanitária Municipal, terreno acumula lixo e mato alto
Construção abandonada com muito lixo acumulado (Foto: Osmar Veiga)
A metros da Vigilância Sanitária Municipal, terreno acumula lixo e mato alto
Fachada da Vigilância Sanitária na Rua Antônio Maria Coelho (Foto: Osmar Veiga)

Outro vizinho, um jovem de 19 anos, que também quis preservar a identidade, destacou a presença das pessoas que dormem no local. "Eles começam a chegar mais à noite, durante o dia não dão problema. Acho que só usam para dormir mesmo e vão embora. Ruim é a sujeira, deixa feio".

Segundo o Instituto Nacional de Saúde de Controle de Qualidade em Saúde, do Instituto Fiocruz, a vigilância sanitária "é o conjunto de ações que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde".

Essa definição é dada pela Lei 8.080 de 1990. Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde.

A metros da Vigilância Sanitária Municipal, terreno acumula lixo e mato alto
Terreno está cheio de mato alto e lixo (Foto: Osmar Veiga)

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura. Segundo a assessoria, o imóvel citado trata-se de área particular. "Desta forma, será encaminhada fiscalização no local denunciado. A Semadur destaca que tem atuado diariamente em relação às fiscalizações voltadas aos terrenos baldios, no entanto, é importante salientar que a atuação da secretaria ocorre no âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, Lei n. 2909, no que compete a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente. Assim, uma vez identificado um imóvel/lote urbano abandonado o proprietário é Notificado para realizar a limpeza".

A multa neste caso, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Municipal (Semadur), varia entre R$ 3.091,50 e 12.366,00. "A legislação é clara em determinar que os proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. A população é orientada a formalizar sua denúncia através dos serviços de teleatendimento da Central de Atendimento 156. Além disso, a denúncia relacionada a terreno baldio pode ser realizada através da plataforma Fala Campo Grande 156, disponível para download nas lojas de aplicativo para IOS e Android e também no sítio fala.campogrande.ms.gov.br, ambos disponíveis 24h por dia".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias