Após campanha, desrespeito à faixa de pedestre vai ser punido com multa
O desrespeito à faixa de pedestre vai doer no bolso dos motoristas de Campo Grande a partir de primeiro de dezembro. Equipes da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vão intensificar a fiscalização em dez pontos, onde já realizaram campanha educativa.
“É infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54”, salienta o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Vilassanti.
A fiscalização será volante. Durante o dia, os policiais vão permanecer nos cruzamentos e conferir a conduta dos motoristas. “Desrespeitam até onde tem semáforo”, enfatiza o comandante. De acordo com ele, neste ano foram 13 acidentes com morte em cruzamentos com semáforo.
Ao contrário da realidade das ruas, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.
A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre. Onde não há sinalização, a preferência é do pedestre.
Os locais da Campanha "Pedestre, eu cuido!" são: Dom Aquino, em frente ao Belmar Fidalgo e rua Barão do Rio Branco (do outro lado do Belmar); rua 15 de Novembro, em frente ao Mercadão; rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão; rua Anhanduí; rua Brasil, em frente a Pestalozzi.
Além da avenida Gury Marques, em frente a Anhanguera; rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constança e em três pontos da avenida Eduardo Elias Zahran.