Com 0,97% vacinados agora, Capital levaria quase 4 anos para imunizar população
Com base em dados oficiais, estimativa calcula que população só estaria vacinada totalmente em 19 de setembro 2024
Em 13 dias, 8.796 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Campo Grande, com primeira dose das vacinas Coronavac ou Astrazeneca. Se continuar nesse ritmo, de 676 aplicações diárias, a Capital deve levar 1.326 dias para poder imunizar todos os campo-grandenses.
Atualmente, 0,97% da população da cidade recebeu imunizante, segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), em comparação com estimativa populacional elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que soma 906.092 habitantes para a Capital.
Apesar disso, ainda conforme plataforma divulgada pela pasta estadual, o grupo da primeira fase do plano de imunização é composto por 33.538 pessoas, entre indígenas, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência, além de profissionais de saúde.
Portanto, nesse grupo, é como se 29,14% já tivesse recebido primeira dose apenas nesse período de 14 dias.
Essa demora está relacionada com a falta de doses para toda a população, já que foram 190.746 enviadas pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso do Sul até o momento. Esse número é expressivo em todas as unidades da federação, já que a vacina tem de ser comprada, distribuída aos estados, que distribuirão aos municípios, e aí sim serão aplicadas.