Comissão fiscaliza plantão médico em postos, afirma secretário
Uma comissão de fiscalização foi formada para apurar denúncias sobre o descumprimento de plantões por médicos em postos de saúde da Capital, segundo informou esta manhã o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca.
“Se alguma denúncia proceder, faremos os devidos descontos e não pagaremos integralmente os plantões”. Segundo ele, muitas vezes a população não se dá conta de que os médicos estão na unidade, “atendendo alguma excepcionalidade” de emergência.
Ontem, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, somente uma médica – dos quatro plantonistas para atendimento de adultos – havia chegado de tarde e com 50 minutos de atraso. A informação de que ela seria a única da equipe da tarde era confirmada por funcionários.
Dentre os pacientes que aguardavam atendimento, dois idosos que haviam chegado ainda no período da manhã. Ivandro afirma que durante a checagem da denúncia constatou que seis médicos plantonistas da unidade estavam envolvidos em atendimentos de urgência e emergência. “Acontecem algumas intercorrências na área vermelha e a informação que chega ao público é de que não estavam na unidade”.