Confira o que abre e fecha na estreia do Brasil na Copa
Horários de serviços sofrerão mudanças nesta quinta-feira
A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 nesta quinta-feira (24), em partida contra a Sérvia, às 15h (de MS). Em decorrência do jogo, o horário de funcionamento do comércio e repartições públicas devem sofrer alterações. Confira abaixo o expediente previsto para alguns serviços na Capital no horário do jogo.
Supermercados - Caberá a cada administração decidir se fecha nos horários do jogo, ou mantém o funcionamento normal, devendo informar aos clientes o procedimento que será adotado.
Comércio - Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vilalva, não há nenhuma regulamentação para o comércio a respeito da Copa, então fica a critério de cada comerciante abrir.
Detran - O expediente será das 7h30 às 13h30.
Agências do INSS - As agências funcionam até às 13h. Já o atendimento remoto, através do canal 135, será suspenso 30 minutos antes do início do jogo e retorna 30 minutos após o término da partida. O atendimento eletrônico funciona normalmente. O Meu INSS também seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular.
Hemosul - O banco de coleta de sangue funciona das 7h às 13h.
Unidades de saúde - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as unidades de saúde funcionarão normalmente, assim como os locais destinados à vacinação contra a covid.
Shoppings:
Shopping Campo Grande - Vai funcionar normalmente, das 10h às 22h, e os lojistas podem interromper as atividades 30 minutos antes e retomar 30 minutos após os jogos do Brasil.
Shopping Norte Sul Plaza - Também funciona em horário normal, e as lojas tem autorização para fechar 30 minutos antes do início dos jogos e reabrir 30 minutos após o final. O fechamento é facultativo
Shopping Bosque dos Ipês - Funciona normalmente durante os jogos da Seleção. “O lojista terá a opção de fechar a loja/quiosque 30 minutos antes do jogo e a reabertura deverá ser 30 minutos após a partida. Caso opte por não fechar, poderá continuar com os atendimentos normalmente”, informa a assessoria.
Pátio Central - Funciona normalmente nesta quinta-feira. Os lojistas estão autorizados a fechar as lojas 30 minutos antes dos jogos e retomar as atividades 30 minutos após os jogos. Os quatro centros comerciais da Capital vão transmitir todos os jogos da Seleção Brasileira em um telão na praça de alimentação.
Bancos - Seguindo as orientações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) o expediente dos bancos será das 8h às 13h.
Casa da Saúde - Vai funcionar entre 7h e 13h30. A entrega das senhas será feita até uma hora antes do horário previsto de encerramento das atividades.
Repartições públicas estaduais - Segundo decreto publicado na edição do dia 11 de novembro do DOE (Diário Oficial do Estado), os servidores públicos estaduais serão liberados meia hora antes das partidas da Seleção durante os jogos da Copa do Mundo. O expediente é das 7h30 às 13h30. A flexibilização do horário não se aplica aos setores e aos serviços considerados essenciais, como segurança e saúde.
Repartições públicas municipais - A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para os servidores nos dias de jogos da seleção. O expediente nesta quinta se encerra às 14h. A flexibilização do horário não se aplica aos setores e aos serviços considerados essenciais.
Central do IPTU - O funcionamento na Central do IPTU será das 8h às 16h e o Teleatendimento das 8h às 18h, em regime de plantão. O mesmo vale para os outros dois jogos do Brasil nesta primeira etapa.
Poder Judiciário e cartórios - O expediente funciona das 7h às 13h.
Lotérica - Fica a critério de cada loja optar por funcionar ou não. A orientação é que, para as lojas que forem fechar, os funcionários sejam liberados meia hora antes do jogo e retornem ao expediente meia hora depois.
Correios - O expediente funciona das 8h às 13h.
Bioparque Pantanal - Funcionará das 8h às 13h30.
Ônibus e Peg Fácil - Vão funcionar normalmente.
Delegacias: As delegacias de área e suas respectivas unidades seguem o decreto estadual, assim como as delegacias especializadas, com exceção das Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento) Cepol, no Tiradentes, e Centro, e a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que funcionam normalmente.
A reportagem procurou os responsáveis pelo Mercadão Municipal mas não obteve retorno das informações até a publicação da matéria.