ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Consumidor deve gastar até R$ 200 com presentes neste Natal, segundo pesquisa

Vestuário, brinquedos e perfumes foram apontados como principais escolhas para presentear

Elci Holsback | 06/12/2016 17:19
40% da população deve realizar as compras nos shoppings (Foto: Divulgação)
40% da população deve realizar as compras nos shoppings (Foto: Divulgação)

O consumidor campo-grandense deve gastar entre R$ 101 e R$ 200 com presentes de Natal neste final de ano, segundo Pesquisa de Intenção de Compra para o Natal, desenvolvida pela Faculdade Estácio de Sá. Entre os entrevistados 32% afirmou que pretende investir essa média de valor nas compras, seguido por 30% das pessoas, que devem gastar a metade, entre R$ 51 e R$ 100. 

Para 12% dos 517 entrevistados os presentes devem custar até R$ 50 e 10% pretende desembolsar entre R$ 201 e R$ 300, de acordo com o estudo.

Comparado ao mesmo período de 2015, houve estagnação na intenção de compras, já que no ano passado, 77,74% das pessoas declararam que presenteariam no Natal. Em 2016 essa porcentagem chegou a 77,35%. "A intenção de compras está mantida, a previsão era de retração maior, levando em conta que outras datas apresentaram redução nas vendas, mas o Natal é visto como período importante e o consumidor não deixa de presentear", avalia a coordenadora da pesquisa, Yasmim Casagranda.

Itens do vestuário lideram a escolha do consumidor. Cerca de 34% deverá dar roupas de presente, outros 19% deverá comprar brinquedos e 15% pretende comprar perfumes e cosméticos para presentear. Móveis, dinheiro em espécie e artigos de decoração foram os menos escolhidos, representando apenas a escolha de 2% dos entrevistados.

Os shoppings foram escolhidos por 40% dos entrevistados como locais onde as compras serão realizadas e o comércio do centro foi apontado por 33% da população que participou da pesquisa. Apenas 4% declarou que deve comprar os presentes pela internet.  

Os consumidores apontaram a variedade de opções dos produtos em um mesmo local como principal fator de escolha para as compras em shoppings para 29% dos entrevistados. O valor é relevante para 19% das pessoas e 18% apontou a proximidade dos locais como fator importante para as compras.

As mulheres representam 55,45% das pessoas que pretendem comprar presentes e os homens 44,55% do total. A remuneração média de 37% dos entrevistados é de dois a cinco salários mínimos, entre R$ 1.760 e R$ 4.400 e a maioria das pessoas que pretende comprar presente, 27%, tem entre 18 e 25 anos. 

Nos siga no Google Notícias