Corpo de Bombeiros atendeu 11 chamados de queimadas em terrenos neste domingo
Núemro é quase o dobro de ocorrências registradas no domingo passado
Das 7 às 17 horas deste domingo (21) o Corpo de Bombeiros atendeu 11 chamados de incêndio em vegetação em Campo Grande, quase o dobro do domingo anterior, dia 14, quando durante todo o dia, os militares foram acionados seis vezes para ocorrência do tipo.
Embora os números apresentem aumento entre as semanas, no comparativo com o mesmo período do ano passado, os registros de queimadas na Capital apresentaram melhora considerável. No dia 21 de junho do ano passado foram 34 atendimentos de incêndio em vegetação, índice três vezes maior que o de hoje, um ano depois.
Sem prognóstico de chuva e com previsão de névoa seca para os próximos dias, a preocupação com as queimadas aumentam. O risco de incêndios florestais ameaça não apenas áreas de preservação isoladas, mas também centros urbanos acarretando o aumento de casos de doenças respiratórias.
Para evitar prejuízos respiratórios provocados pela fumaça dos incêndios, especialistas recomendam manter a casa fechada e utilizar recursos que aumentem a umidificação do local, como toalhas molhadas ou recipientes com água espalhados pela residência, por exemplo.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, atear fogo em lotes é crime. Em Campo Grande, a multa prevista para quem for flagrado cometendo o delito varia entre R$ 2.339 e R$ 9.356.