ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  01    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Detran alerta para golpe de falsa autoescola na Capital

A empresa “fake” chegou a dar aulas e provas para alunos

Mylena Fraiha | 16/03/2023 18:19
Detran alerta para golpe de falsa autoescola na Capital
No site oficial do Detran-MS, autoescolas credenciadas são listadas (Foto: Henrique Kawaminami)

Autoescola falsa tem aplicado golpes em pessoas, com a promessa de realizar o processo de emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesta quinta-feira (16), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta para instruir a população de Campo Grande sobre o golpe.

O crime chegou ao conhecimento do Detran-MS após o recebimento de uma denúncia encaminhada por meio da ouvidoria. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, a falsa autoescola mantinha um site falso, em que prometia a emissão da CNH.

Na denúncia, a pessoa relata que chegou a fazer aulas e provas em uma autoescola denominada Ativa. Entretanto, no momento de retirar a CNH, a empresa tinha sumido.

O QR Code da guia de "aprovação", anexada à denúncia, direciona para um falso site que possui a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, mas com domínio diferente do site oficial.

Ao contrário do site “fake”, o site oficial não traz a foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, chave de registro de consulta, QR Code para gerar e imprimir a CNH, e um aviso em vermelho que pede atenção e diz “você possui 1 pagamento pendente! Regularize seus débitos para emissão do registro”.

Orientações - O diretor de Tecnologia da Informação Robson Alencar orienta que, para não cair em golpes, é fundamental que a população busque sempre canais oficiais. "Primeiro passo é buscar Centros de Formação de Condutores credenciados. No Detran em números é possível filtrar por município e verificar o índice de aprovação.

Detran alerta para golpe de falsa autoescola na Capital
Robson Alencar explica diferenças entre o site oficial e o site "fake" (Foto: Reprodução/Detran-MS)

O segundo passo é sempre olhar o domínio que hospeda o site, para ver se é um domínio oficial. Se é oficial é o Gov.br, nenhum site de governo de espécie alguma tem o .com”, orienta. O endereço utilizado no golpe em questão é o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php. O site oficial do Detran-MS é o www.detran.ms.gov.br.

A lista de autoescolas credenciadas e a situação de cada uma fica disponível no menu "Habilitação", no Portal de Serviços, no campo "CFC - Centro de Formação de Condutores", podendo ser filtrada por município.

Nos siga no Google Notícias