Equipes iniciam dedetização de ratos no Centro de Campo Grande
Foram colocadas iscas com veneno para os roedores nos bueiros e em pontos estratégicos das ruas
Região central da Capital passará por dedetização de ratos, principalmente em locais próximos aos córregos que atravessam a cidade, a partir desta quinta-feira (23). O processo será feito pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
De acordo com o Scraps (Setor de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos), o procedimento é de rotina e tem como objetivo evitar a superpopulação de ratos na cidade, animais que podem transmitir doenças graves, como a leptospirose. O controle destes roedores é feito anualmente pelas equipes do centro.
A veterinária do Scraps, Ana Paula Nogueira explicou que serão colocadas iscas com veneno para os roedores nos bueiros e em pontos estratégicos.
“Vamos concentrar nossas ações, neste primeiro momento, na região central da cidade e áreas próximas aos córregos, já que a presença de roedores nestes locais é mais comum”, relatou.
Além disso, as instalação das armadilhas serão feitas em pontos que não ofereçam riscos para outros animais e para a população.
“Assim como o programa de combate à leishmaniose e à raiva, a desratização de áreas públicas também é uma política do Ministério da Saúde”, completou a veterinária.