ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Estiagem fecha até Morro do Ernesto aos visitantes, por risco de incêndios

Decisão busca prevenir problemas causados pela baixa umidade e possíveis incêndios

Por Gustavo Bonotto | 10/09/2024 20:01
Estiagem fecha até Morro do Ernesto aos visitantes, por risco de incêndios
Turistas acompanham pôr do Sol no ponto turístico campo-grandense. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Morro do Ernesto, principal ponto turístico de Campo Grande, será fechado para visitação e qualquer outra atividade a partir de sábado, 14 de setembro. A decisão anunciada pela administração da Fazenda Córrego Limpo, durante o fim da tarde de hoje (10), é uma resposta à estiagem prolongada, acompanhada de baixa umidade do ar e ao alto risco de incêndio na região.

A medida, segundo a nota enviada à imprensa, busca garantir a segurança dos visitantes e prevenir problemas associados às condições climáticas adversas. "O fechamento do local continuará em vigor até o fim da estiagem, com a possibilidade de reavaliação conforme a situação evoluir", diz o comunicado.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado está sob a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o tempo quente e seco.

Campo Grande registrou 11% de umidade relativa do ar durante a tarde desta terça. Apesar da fumaça no céu da Capital, a Estação UFMS de Qualidade do Ar apontou o índice em 77, isso significa que a qualidade do ar é aceitável. No entanto, membros de grupos sensíveis podem ter efeitos na saúde.

Para aliviar os efeitos da "secura", o recomendado é beber bastante líquido, evitar exposição ao Sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias