Família poupa tempo e se diverte com crianças ao "atravessar" árvore caída
Amburana caiu na última sexta-feira, durante a tempestade de areia e agora serve para brincar
Árvore gigantesca Umburana ou Amburana, que caiu na última sexta-feira, durante a tempestade de areia e ainda não foi retirada de rua no Bairro Lageado, agora serve para brincar. Ao menos, por enquanto.
Família que passava pelo local aproveitou para divertir as crianças de 5, 3 e 10 meses de idade com a espécie, porque “tem que tirar um lado bom da situação”, segundo o pai e cabista de telefonia, Paulo Roberto Barbosa Amorim, 41 anos.
Ele, a esposa e os três filhos voltavam do mercado, quando falaram com a reportagem e comentaram que dar a volta demoraria e ficaria mais longe, por isso, optaram por passar por ali e ainda, se aventurar com as crianças. “Quem diz agora que nunca subiu em árvore? Caída, mas subiram”, se alegrou o pai.
A espécie caiu quase no cruzamento das ruas Armando Franco com Adelaida Maria Figueiredo e segundo a moradora do quintal de onde a árvore foi derrubada pelo vento, Marenisse dos Santos, de 66 anos, as pessoas que passam por lá estão, inclusive, “depenando” a árvore, cujas partes – caule, folhas e flores – dizem ser medicinais.
Principalmente, o caule e as sementes serviriam como medicação caseira no tratamento de bronquites, asma, gripes e resfriados, se usados como chá. E até mesmo para banho para tratar dores reumáticas.
“Pessoal está tirando a casca pra fazer remédio, xarope, pinga. É bom pra tudo. Até eu, assim que vierem cortar, vou pegar pra mim”, comentou. Ela disse ainda que ligou diversas vezes para a prefeitura, mas não conseguiu falar, porque a linha parece estar congestionada.
Apesar de ter caído sobre poste de energia, a queda não atrapalhou o fornecimento de energia no local.