Mais de 85 mil pessoas pularam Carnaval em Campo Grande, segundo prefeitura
Diferentes órgãos da prefeitura da Capital foram mobilizados nos dias de festa
Maior festa popular da cidade, o Carnaval de Campo Grande mobilizou cerca de 85 mil pessoas neste ano, durante os últimos dias, conforme estimativa da prefeitura municipal. Mais de 60 mil foliões passaram pelos blocos desde sábado até terça-feira, já os desfiles das escolas de samba, na Avenida Alfredo Scaff, atraíram pelo menos 25 mil pessoas.
O evento foi coordenado pelas secretarias municipais e do governo do Estado, que apoiaram blocos e agremiações dos desfiles das escolas de samba.
O trânsito também passou por policiamento do Batalhão de Polícia Militar e da Agetran, que fez as interdições e organizou o fluxo de veículos no entorno dos locais de festejos. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estava presente.
GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Polícia Militar também foram acionados - havia cerca de 100 guardas civis, mais de 40 viaturas, drones e câmeras instaladas ao longo da Rua 14 de Julho.
Para garantir o bem-estar dos foliões e a realização do evento, a prefeitura ofereceu apoio e suporte à Lienca (Liga Independente das Escolas de Samba da Capital), com os serviços de estrutura da arquibancada, a sonorização completa e 40 banheiros químicos foram instalados na Esplanada Ferroviária.
Campanha da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio do Aepeti (Programa de Ações de Erradicação do Trabalho Infantil), realizou nos quatro dias de Carnaval ação de sensibilização sobre a importância de proteger crianças e adolescentes e informar os canais de denúncias de violações de direitos.
Ao todo, 25 profissionais do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) e dos três Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) formaram equipes que atuaram na Esplanada Ferroviária, durante apresentação dos blocos de rua e na Praça do Papa, onde ocorreram os desfiles.
Neste ano, a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Semadur, fez a organização dos mais de 100 vendedores ambulantes que se inscreveram para comercializar de maneira regular os alimentos e bebidas e atender os foliões durante a realização dos blocos.
Por fim, equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) intensificaram ações de orientação e prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).