ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Mau cheiro denuncia abandono: 2 cães famintos e um morto

Moradores deixaram casa há 2 semanas, caso será registrado como maus-tratos com autoria a apurar

Por Fernanda Palheta e Gabi Cenciarelli | 08/12/2024 15:12
Mau cheiro denuncia abandono: 2 cães famintos e um morto
Cachorro foi encontrado morto e dilacerado em casa vazia no Bairro Vila Nasser (Foto: Gabi Cenciarelli)

O cheiro forte na rua Santa Efigênia, no Bairro Vila Nasser, região norte de Campo Grande, denunciou o abandono de três cachorros em uma casa vazia. A situação de maus-tratos deixou dois animais extremamente magros e o terceiro, morto, encontrado dilacerado, provavelmente comido pelos outros dois.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Três cães foram encontrados em situação de abandono e maus-tratos em uma casa vazia na rua Santa Efigênia, em Campo Grande. Um dos animais foi encontrado morto e dilacerado, enquanto os outros dois estavam extremamente magros. Vizinhos relataram o abandono há duas semanas, após os proprietários se mudarem, e tentaram ajudar os animais, mas sem sucesso. A polícia investiga o caso como maus-tratos, com a possibilidade de o cão maior ter matado o menor, enquanto a mãe da proprietária nega o abandono, alegando que a filha visitava os animais diariamente. O ocorrido se deu durante o Dezembro Verde, campanha de conscientização contra o abandono animal, crime previsto em lei com pena de até cinco anos de detenção.

Ao sentir o mau cheiro na manhã deste domingo (8) a vizinha, que não quis se identificar, acionou o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e foi orientada a chamar a polícia. Ela conta que há pelo menos duas semanas os animais foram deixados sozinhos na casa, após os proprietários se mudarem.

Segundo a vizinha, os moradores da região se mobilizaram para tentar acolher os animais levando comida. "Todo mundo ajuda um pouco, eles foram deixados em situação precária", lamentou. Ela ainda relata que os antigos proprietários da casa não quiseram doar os animais, nem aceitaram ajuda.

A mãe da antiga moradora do imóvel viu a movimentação e foi no imóvel. Ela contou que a filha acabou de se divorciar e, por isso, se mudou. “Ela não tá morando aqui, tá morando comigo desde que separou", disse. De acordo com ela, os animais não estavam abandonados. "Ela vem aqui todos os dias dar comida para eles”, defendeu.

A delegada Joilce Ramos, plantonista da Depac/Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), que esteve no local, disse que o caso será registrado como maus-tratos com autoria a apurar. "Testemunhas dizem que eles vêm alimentar os animais, e parece que o cachorro maior pode ter comido o menor. Agora a perícia vai saber quanto tempo o cachorro tá morto, e o caso vai ser investigado", afirma.

Crime - O caso foi registrado em meio a campanha Dezembro Verde, mês de conscientização e combate ao abandono de animais. Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.

A legislação aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias