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Capital

Novos ônibus entram em circulação na Capital

Previsão é que até sexta-feira todos os 71 veículos façam parte do sistema de transporte público

Guilherme Correia | 04/07/2023 10:54
Um dos novos ônibus em circulação, da linha 072 - T. Hércules Maymone/T. Nova Bahia. (Foto: Reprodução/Ligados no Transporte)
Um dos novos ônibus em circulação, da linha 072 - T. Hércules Maymone/T. Nova Bahia. (Foto: Reprodução/Ligados no Transporte)

De acordo com a assessoria de imprensa do Consórcio Guaicurus, quatro dos 71 novos ônibus que atualizarão a frota do transporte público de Campo Grande entraram em circulação nesta terça-feira (4). Uma das linhas já contempladas é a 072, que liga os terminais Hércules Maymone e Nova Bahia.

Conforme apurado pela reportagem, todos devem estar nas ruas da Capital até sexta-feira (7). O Campo Grande News questionou quais itinerários serão contemplados, no total, mas não foi respondido. Cada empresa define em quais linhas irão rodar, que são alteradas ao longo do dia.

Após serem liberados, haverá a inserção de forma gradual. Nas respectivas garagens, devem receber licenciamento, emplacamento e vistoria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além dos equipamentos eletrônicos embarcados - que incluem o sistema de bilhetagem -, e outros avisos.

Renovação na frota - Prefeitura e Consórcio Guaicurus anunciaram renovação de 71 novos ônibus na frota. Eles são de tamanho semelhante e têm a mesma capacidade dos que substituirão. Representam cerca de 15% dos veículos que andam pelas ruas de Campo Grande.

Vale ressaltar que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que, até o final deste ano, o Consórcio Guaicurus deverá renovar 184 veículos.

Segundo apurado pela reportagem junto à coordenação da empresa, as modificações são feitas no próprio estacionamento e estavam previstas para serem concluídas até 29 de junho.

Na semana passada, foi informado que não havia data para começarem a rodar pela cidade, já que motoristas também precisam receber treinamento de como operar automóveis.

Os profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, já que são modelos diferentes dos que substituirão. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo. Nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campo-grandense.

Está previsto contrato de cinco anos para esses veículos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marcos Marcello Trad (PSD), o Marquinhos Trad.

Os carros têm capacidade de aproximadamente 40 passageiros sentados. Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP), esta é a maior renovação da última década.

Segundo a página Ligados no Transporte, que aborda o transporte público na Capital, entrega feita em 2017 trazia 101 ônibus, ou seja, número maior que a atual.

O perfil publicou que os veículos que chegam vêm de dois tipos: curto, de 11,6 metros, e padrão, de 12,6 m. Os que saem são veículos curtos, do mesmo tamanho dos novos, mas também alguns de tipo alongado, de 13,2 metros.

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