Obelisco é pichado por vândalos pela 3ª vez em dois meses
Monumento que homenageia os fundadores de Campo Grande, o Obelisco, que fica no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua José Antônio Pereira, amanheceu pichado nesta sexta-feira (28). Esta é a terceira vez que o ponto turístico é atacado por vândalos só em 2014.
Desta vez, o pichador escreveu uma mensagem atacando uma rede de televisão do Brasil. Com erros de português, a frase diz que “as autoridade e o povo, tem que deixar, a TV Globo fazer o q bem entende neste país, caso contrário, ela empede o desenvolvimento, é poderosa e persegui, quem enterferir!”(sic).
Em janeiro, o monumento sofreu o primeiro ataque de pichadores. Um grupo de pessoas fez um mutirão da limpeza e pintou, por contra própria, o ponto turístico. Um mês depois, na primeira semana de fevereiro, o Obelisco voltou a ser vandalizado.
Conforme a legislação brasileira, quem for pego pichando pode pegar pena de três meses a um ano de prisão. Entretanto, conforme a polícia, os autores, geralmente, são condenados pela Justiça a pagar pena alternativa.
Esse tipo de crime, na Capital, se tornou corriqueiro. Bastam algumas voltas pelas ruas para que se percebam prédios públicos e privados pichados por vândalos. No último mês, diversos pontos da cidade foram pichados com pontos de interrogação.
A polícia suspeita que três grupos de pichadores agem “em disputa por territórios” na cidade.