ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Para evitar acidentes, concessionária de energia recolhe pipas de fiação

Iniciativa aconteceu no bairro Caiobá, uma das regiões com maior número de incidentes na Capital

Natália Olliver | 17/07/2023 17:19
Para evitar acidentes, concessionária de energia recolhe pipas de fiação
Funcionários da Energisa retiram pipas de fios elétrico, no bairro Caiobá (Foto: Divulgação)

Para evitar acidentes e alertar a população sobre os perigos do uso das pipas com cerol, a concessionária de energia da Capital removeu os objetos presos nos fios e as rabiolas, no bairro Caiobá. A ação foi realizada na tarde desta segunda-feira (17). A região é um dos locais com maior número de incidentes em Campo Grande. A iniciativa é realizada durante todo o ano, mas é amplificada nas férias escolares, devido à quantidade de crianças nas ruas.

De acordo com João Ricardo Costa Nascimento, coordenador de Construção e Manutenção da empresa, além do Caiobá, os bairros Noroeste e Nova Campo Grande também estão na lista com maior número de ocorrências relacionadas a fios elétricos ou desabastecimento devido à tentativa de retirada das pipas.

No Estado, de 2022 até junho deste ano, foram 143 ocorrências de queda de energia causadas por pipas, o que afetou 206.586 clientes nos 74 municípios abastecidos pela concessionária. A média é de 7,9 ocorrências por mês.

“Nesse período, as equipes percorrem os bairros com maior incidência e fazem a remoção com total segurança, sem necessidade da interrupção do fornecimento de energia aos clientes. Estamos fazendo a remoção de pipas e rabiosa que já está na rede elétrica. Isso é muito perigoso. Colocamos como orientação para que as crianças soltem pipa em locais mais afastados".

João acrescenta que uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo devido ao poder cortante da linha chilena ou cerol e que a prática é proibida por lei, inclusive, é considerada um crime.

"Temos um impacto grande na rede elétrica caso aconteça algo relacionado à pipa, pode deixar hospitais sem energia, escolas, mercados. Traz um transtorno muito grande. Vale ressaltar que o cabo rompido ao solo pode estar energizado e causar um acidente com choque elétrico."

Para evitar acidentes, concessionária de energia recolhe pipas de fiação
Ação é feita durante o ano e ampliada no período de férias escolares (Foto: Divulgação)

Confira algumas dicas para não correr risco na hora de soltar pipa:

  •  Empine pipas longe da rede elétrica, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, serviço telefônico ou antenas de celular;
  • Busque espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
  • Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
  • Nunca use cerol ou a linha “chilena”: Elas são proibidas por lei.
  • Não utilize papel alumínio na confecção da pipa;
  • Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto;
  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
  • Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles e causar graves acidentes;
  • Sempre que possível, os pais devem acompanhar as crianças nessa brincadeira. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias