PM vai repassar revólveres para guardas municipais de Campo Grande
O próximo passo será a legalização do armamento
A PM (Polícia Militar) vai ceder armas para a Guarda Municipal de Campo Grande. Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura. Ontem, o repasse de arma, munição e treinamento dos guardas foi discutido entre o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, as reuniões foram iniciadas há três meses.
O próximo passo será a legalização do armamento. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino, são necessárias medidas administrativas e legais. “Quem autoriza o uso do armamento é o Exército e, desta forma, a próxima etapa, já em andamento, é obter a autorização do Exército Brasileiro para uso da arma pela Guarda e em seguida credenciá-la junto à Polícia Federal”, afirma.
A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados.
A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas. Os guardas utilizam a tonfa (armamento não letal), zelam pelo patrimônio público municipal e atuam também no apoio à Polícia Militar.
Conforme o prefeito, o Ministério da Justiça selecionou um projeto que prevê recursos de R$ 900 mil para a aquisição de 28 veículos, sendo 14 motocicletas e 14 carros, equipamentos e uniformes para a Guarda Municipal.