ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Queda de carro expõe acúmulo de lixo e entulho em bueiros da Capital

Falta de limpeza e chuvas escancaram problema debatido por moradores

Por Alison Silva | 19/12/2023 18:15
Acúmulo de lixo em bueiro próximo à Avenida Rachid Neder (Foto: Paulo Francis)
Acúmulo de lixo em bueiro próximo à Avenida Rachid Neder (Foto: Paulo Francis)

A queda de uma picape em um bueiro a céu aberto no Jardim Tijuca no último domingo (17) expôs o acúmulo de lixo e entulho no entorno de alguns bueiros espalhados pela capital. As fortes e recorrentes chuvas dos últimos dias evidenciaram o problema, destacado pelo aposentado Jonas de Souza, de 64 anos.

Natural de Corumbá, município distante 426 km de Campo Grande, ele vive junto da esposa no Bairro Monte Castelo há três anos e disse que os problemas tendem a crescer em épocas chuvosas.

“Falta limpeza nos bueiros, nessa região aqui. Eles (bueiros) não estão entupidos, mas falta limpeza. Acontece que são obstruídos pelo lixo acumulado trazido pelas chuvas, lixo que quando não fica na frente do bueiro vai por água abaixo”, disse ao Campo Grande News.

Aposentado Jonas de Souza, morador do Bairro Monte Castelo (Foto: Juliano Almeida)
Aposentado Jonas de Souza, morador do Bairro Monte Castelo (Foto: Juliano Almeida)

Outras regiões também contam com áreas obstruídas. No cruzamento entre a Rua 14 de Julho com a Avenida Rachid Neder, é possível ver os bueiros bloqueados por entulhos. Outros pontos “problemáticos” foram observados pela reportagem na área residencial próxima ao Ginásio Dom Bosco, também na Rua 14 de Julho.

Em poucos minutos é possível identificar entulhos, lixo próximo aos locais de escoamento de água e restos de podas de árvores deixados à margem das vias públicas. Para além do lixo, outra reclamação é sobre o desnível próximo de bueiros. Um vendedor que não quis se identificar destacou que o grande risco na Avenida Antônio Teodorowich é sobretudo à noite, uma vez que os motoristas podem se acidentar em virtude de um bueiro desnivelado próximo ao canteiro que divide a avenida.

“Aqui é bem complicado. Os carros passam muito rápido. Imagina uma pessoa passar rápido aqui e causar ou sofrer um acidente”, disse à reportagem.

Caso - O transtorno do último final de semana foi registrado por moradores da Rua Aicás. Na tarde deste domingo (17), uma picape ficou presa no espaço destinado ao escoamento da água da chuva, que estava sem grade de proteção.

O profissional de serviços gerais que mora em frente ao bueiro, Reginaldo Peres, de 47 anos, enviou as imagens pelo canal Direto das Ruas. Nos arquivos é possível observar uma grade afundada, que faz com que a sujeira da rua se acumule no local.

“Parece que adivinharam, um dia depois de ligar pra vocês. Isso aqui é um descaso, perigo para ciclistas, pedestres e até mesmo veículos.  Se não arrumar, vai continuar a ter consequências graves”, lamentou.

Na ocasião, o proprietário do veículo, que não quis se identificar, acionou o serviço de seguro. Um guincho fez a retirada do veículo. A reportagem entrou em contato com a administração municipal, entretanto não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço continua aberto.

Direto das Ruas - A história chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias