Saúde leva vacinação contra a gripe ao CEM nesta quarta-feira
Imunizante está liberado para o público maior de seis meses; vacinação itinerante acontece das 13h às 16h
Quem ainda não tomou a vacina contra a gripe pode aproveitar para se imunizar nesta quarta-feira (26), na vacinação itinerante que acontece no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no período da tarde, das 13h às 16h. A unidade de saúde está localizada na Rua Travessa Guia Lopes, 71, no Bairro São Francisco, em Campo Grande.
A vacinação itinerante é uma estratégia da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para garantir acesso e aumentar a cobertura vacinal da população. O trabalho é realizado em locais com grande circulação e concentração de pessoas.
O trabalho de busca ativa é realizado desde junho, após o término da campanha nacional de imunização contra a influenza, e já percorreu dezenas de escolas municipais, instituições públicas e privadas, shoppings e supermercados. Mais de 4 mil pessoas já foram vacinadas nessa modalidade.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, garante que a busca ativa promove acesso igualitário às vacinas e faz com que as coberturas vacinais sejam alcançadas. “Reforçamos que, vacinando, além de se proteger, você protege o seu próximo, contribuindo com toda a comunidade. A vacina é a ferramenta mais eficiente para prevenir o agravamento da doença. Ela protege contra as cepas mais comuns do vírus influenza, reduzindo o risco de pneumonia, internações hospitalares e óbitos”.
Vacinação - De acordo com dados do serviço de imunização da Sesau, até o momento, cerca de 116 mil pessoas dos públicos prioritários foram vacinadas em Campo Grande, o que corresponde a 45% de cobertura. A faixa etária dos 60 anos foi a que mais procurou o serviço de imunização e corresponde a 70 mil vacinados (52,28%), de um público estimado de 134 mil pessoas. Os demais públicos estão abaixo dos 50% de cobertura.
Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está liberada para o público maior de seis meses e está disponível em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. As unidades também disponibilizam a vacina contra a covid-19 e as pertencentes ao calendário de rotina.
Influenza - A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza e pode ser transmitida por pessoas contaminadas através do contato com secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar, ou por meio das mãos e objetos contaminados. A gripe causa febre, dores no corpo e mal-estar.
Prevenção - É recomendado lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas. Orienta-se cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e usar lenços descartáveis. Também é recomendado manter ambientes bem arejados e evitar locais aglomerados, onde possa haver proliferação do vírus.
Covid-19 - A vacinação contra a covid-19 continua disponível em Campo Grande. A dose bivalente está liberada para toda a população acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. Para imunizar, é necessário o esquema vacinal esteja completo e a última dose aplicada há pelo menos quatro meses.
O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. O público com 18 anos ou mais, que tenha recebido o primeiro reforço, também pode receber o segundo.
As crianças a partir de seis meses também pode iniciar o esquema vacinal. Quem já iniciou o esquema com a Pfizer baby deve receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.
Confira os locais para imunização e a especificação para cada público clicando aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.