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Capital

Sesau amplia teleatendimento para casos de covid e pode emitir atestado on line

Secretaria de Saúde dobrou número de profissionais por conta do aumento da infecção de casos de covid

Silvia Frias e Cleber Gellio | 25/01/2022 09:41
Atendimento na central começou em março de 2020, na primeira onda da covid. (Foto: Marcos Maluf)
Atendimento na central começou em março de 2020, na primeira onda da covid. (Foto: Marcos Maluf)

A capacidade do serviço de teleatendimento da prefeitura de Campo Grande sobre covid-19 irá passar de 300 por dia para cerca de mil diários, aumento decorrente do reforço da equipe, que dobrará o número de profissionais à disposição.

O serviço de teleatendimento foi criado em março de 2020 para tirar as dúvidas da população sobre procedimentos em relação à covid-19. Naquele período, a equipe era formada por 5 profissionais, sendo 3 no apoio e 2 médicos. No grupo, ainda há técnicos de enfermagem, enfermeiros e psicólogos.

Equipe contará com 16 profissionais. (Foto: Marcos Maluf)
Equipe contará com 16 profissionais. (Foto: Marcos Maluf)

Agora, serão 16 profissionais na central, que funciona na antiga Casa da Saúde, na região central da cidade. O sistema, porém, começa com 2 baixas, mas não foi explicado se os profissionais contraíram alguma doença, como covid ou influenza.

A enfermeira supervisora Renata Lubczwki disse que essa reestruturação começou no dia 3 de janeiro, quando a demanda voltou a crescer, efeito das festas de fim de ano aliada aos casos de infecção acelerado que o País tem registrado.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, disse que o teleatendimento ainda é importante para evitar o deslocamento desnecessário de pessoas sintomáticas e desafogar os postos de saúde. “É tão eficaz quanto uma consulta processual”.

Atestado on line – A médica responsável pela central, Nadia Capistrano, explicou que o serviço ainda deve

Atendimento é feito pelo telefone 2020-2170. (Foto: Marcos Maluf)
Atendimento é feito pelo telefone 2020-2170. (Foto: Marcos Maluf)

emitir atestado, caso a pessoa tenha feito teste e atestado que foi caso positivo para doença. Também é medida para desafogar postos e agilizar atendimento dos doentes. A medida ainda está em estudo pela Sesau.

Serviço – A central funciona no atendimento ao público das 7h às 19h. A partir das 19h às 21h, os profissionais direcionam o serviço para retorno das ligações, monitorando as pessoas que entraram em contato relatando sintomas ou positivados para covid-19. O telefone da central é o 2020-2170.

Equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos. (Foto: Marcos Maluf)
Equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos. (Foto: Marcos Maluf)


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