ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Teste com senha eletrônica promete reduzir espera em até 30 minutos para vacinar

Sistema eletrônico de senhas começou a ser utilizado neste domingo no ginásio Guanandizão

Gabriel Neris e Cristiano Arruda | 18/07/2021 09:18
Profissional, à direita, atende mulher que busca senha por vacina no Guanandizão (Foto: Marcos Maluf)
Profissional, à direita, atende mulher que busca senha por vacina no Guanandizão (Foto: Marcos Maluf)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começou a testar neste domingo (18) um sistema eletrônico de senha para pessoas que vão tomar a primeira e segunda doses da vacina contra a covid-19.

O totem está sendo testado no ginásio Guanandizão, único ponto de imunização de hoje, e promete agilizar a fila de atendimento.

O superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, explica que o sistema direciona para lados diferentes as pessoas que procuram a primeira dose e segunda dose e também quem precisa de senha preferencial. Conforme a secretaria, o sistema ainda está em fase de testes e será utilizado por enquanto somente no Guanandizão.

“Antes aquele que iria vacinar pegava uma senha geral, agora com a implantação desse totem a pessoa aguarda de 27 a 30 minutos para ser atendida”, afirma.

Superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, aponta no sistema tempo de espera por atendimento (Foto: Marcos Maluf)
Superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, aponta no sistema tempo de espera por atendimento (Foto: Marcos Maluf)

O movimento no início desta manhã é considerado tranquilo por aqueles que foram atrás da dose do imunizante.

Diane machado, de 35 anos, e Vilane Vialli, de 34 anos, são vendedores de loja de roupas na Capital e foram juntas tomar a primeira dose. “É importante tomar, ainda mais nós que trabalhamos direto com o público”, conta Vilane.

Estão disponíveis neste domingo cerca de 3 mil doses para o público. Eric de Oliveira, de 18 anos, é auxiliar financeiro na área da saúde e foi tomar a segunda dose da Coronavac.

“Acordei cedo nesse friozinho para poder tomar a segunda dose. Chegamos aqui e não encontramos fila, viemos até de bike”, contou.

Douglas foi tomar a segunda dose e diz estar mais tranquilo para trabalhar (Foto: Marcos Maluf)
Douglas foi tomar a segunda dose e diz estar mais tranquilo para trabalhar (Foto: Marcos Maluf)

Douglas Santos, também de 18 anos, é auxiliar de cobrança, e foi imunizado com a segunda dose neste domingo. “Estou feliz por poder completar a imunização e poder trabalhar com mais segurança a partir de agora. Trabalho em uma clínica odontológica e atendemos com vários pacientes. A vacinação vem para ajudar nesse momento difícil”, diz.

Estão sendo aplicadas neste domingo a primeira dose para pessoas a partir de 34 anos e quem precisa da segunda dose e tomou a Astrazeneca até 12 de maio, da Pfizer até 16 de maio e da Coronavac até 23 de junho.

Segundo a Sesau, em pouco mais de uma hora e meia foram aplicadas 243 doses da vacina neste domingo. A primeira dose chegou a 421.019 pessoas desde o início da campanha de imunização. O número representa 46,47% da população. A segunda ou dose única foram aplicadas em 272.609 pessoas, 30,09% da população.

Nos siga no Google Notícias