ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Capital

TRF3 inaugura 2ª Vara do Juizado Especial Federal em Campo Grande

Com alta demanda, nova unidade trará maior eficiência e agilidade ao sistema jurídico da região

Jhefferson Gamarra | 14/07/2023 13:18
Fachada do prédio da Justiça Federal em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fachada do prédio da Justiça Federal em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) realizará na próxima terça-feira (18), no Auditório do Bioparque Pantanal, uma solenidade de inauguração da 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal na Capital. A criação da unidade foi necessária após a 11ª Vara Federal de Execuções Fiscais de São Paulo para Campo Grande.

A inauguração contará com a presidente da corte, desembargadora federal Marisa Santos, da coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargadora federal Daldice Santana, da diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul, e juíza federal Monique Marchioli Leite.

Além das representantes do judiciário, o governador Eduardo Riedel (PSDB) ministrará uma palestra sobre "Os impactos da Rota Bioceânica no Estado de Mato Grosso do Sul", compartilhando “insights” sobre um dos projetos mais relevantes da região.

Com uma trajetória que remonta a 1980, a Justiça Federal tem desempenhado um papel essencial no município de Campo Grande. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul passou a integrar a 3ª Região, consolidando ainda mais a presença da Justiça Federal na região.

Em setembro de 2004, o Juizado Especial Federal (JEF) foi implantado em Campo Grande, trazendo maior acessibilidade e celeridade para a resolução de questões judiciais de menor complexidade. Atualmente, a Subseção Judiciária de Campo Grande é composta por seis varas federais, o Juizado Especial Federal, duas Turmas Recursais e a Central de Conciliação, contando com o trabalho incansável de 14 magistrados e 187 servidores.

Ao todo, são mais de 105.000 processos tramitando na unidade, sendo que 31.000 deles estão sob a jurisdição do Juizado. Além de atender à cidade de Campo Grande, o JEF também exerce sua competência sobre outros municípios, incluindo Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias