Você está com o calendário de vacina em dia?
Adultos também precisam estar atentos ao calendário vacinal, que vai além da covid e da gripe
Muita gente esquece, mas adulto também precisa ter série de cuidados com vacinação, além da gripe e covid-19. Quem está com a carteira de imunização em dia coloca em risco não apenas a própria saúde, mas pode se tornar um transmissor de doenças.
A reportagem quer saber se você, adulto, está com o calendário vacinal em dia.
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos você precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.
Tríplice viral (SRC) - protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. A rubéola é uma doença que pode prejudicar o feto quando acomete mulheres grávidas, portanto é importante se vacinar antes de planejar a gravidez.
Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. São três doses iniciais: a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses após a segunda. Depois disso, você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.
Febre amarela - de acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada. No início de 2019, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país, devido ao aumento dos casos de febre amarela entre 2017 e 2018. Antes era indicada somente para quem morava ou ia viajar para lugares onde o risco da doença é alto. A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.
Para idosos, ainda tem de gripe e pneumococo. Além, claro, da covid.