ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Carreta da Justiça vai atender gratuitamente população da Laguna Carapã

Os atendimentos dos serviços jurídicos serão nos dias 1° e 2 de julho

Por Izabela Cavalcanti | 29/06/2024 08:43
Carreta da Justiça do TJMS, que leva atendimento jurídico para população mais carente (Foto: Divulgação/TJMS)
Carreta da Justiça do TJMS, que leva atendimento jurídico para população mais carente (Foto: Divulgação/TJMS)

Nos dias 1° e 2 de julho, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) vai levar a Carreta da Justiça até Laguna Carapã, para atender comunidades indígenas, por meio do programa “Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais de MS". A iniciativa acontecerá na Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos, das 8 às 17 horas.

As comunidades atendidas pelo programa incluem duas etnias indígenas, os Guarani e os Kaiowá, com um total de 926 residentes.

Serão oferecidos os seguintes serviços: abertura de processos judiciais, sem a necessidade de advogado, em casos de até 20 salários-mínimos, envolvendo relações de consumo; cobranças; indenizações; conflitos de vizinhança e questões relacionadas ao Direito de Família, como pensão alimentícia, revisão de alimentos, investigação de paternidade, divórcio, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável.

Além disso também estará disponível para a população: atendimento médico, odontológico e de enfermagem; imunização com vacinas; parcelamento e regularização de contas de água; cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica; emissão de documentos como RG e Carteira de Trabalho Digital; além de orientações previdenciárias, cadastro único, alistamento militar e distribuição de mudas de árvores.

Toda a ação em Laguna Carapã conta com o apoio da Prefeitura Municipal da localidade e do Exército Brasileiro.

A população atendida também terá à disposição o Corpo de Bombeiros Militar de MS; Cartório Extrajudicial; a Cassems; as Defensorias Públicas da União e Estadual; Energisa; Fundação Nacional dos Povos Indígenas; Hemosul; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã; INSS; Instituto de Identificação; os Ministérios Públicos Estadual e Federal; a Receita Federal; a Sanesul; a Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS; Secretaria Especial de Saúde indígena e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do MS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias