Chuva em Ponta Porã deixa cidade às escuras na noite deste sábado
Energia caiu pouco depois do início da chuva que persiste desde aproximadamente 19h
A chuva que atinge Ponta Porã - município localizado a 323 km de Campo Grande - e região na noite deste sábado (23) deixou toda a cidade fronteiriça às escuras, sem fornecimento de energia elétrica na área urbana. Já do lado paraguaio, em Pedro Juan Caballero, o fornecimento de energia ocorre normalmente.
O problema no lado brasileiro da fronteira é confirmado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, que também chefia a Defesa Civil ponta-poranense. "Já acionamos a Energisa para saber o que aconteceu", frisa.
De acordo com Marcelino, toda a cidade está sem energia e equipes da Defesa Civil foram colocadas nas ruas para avaliar se houve estragos causados pela chuva. "Por ora, não registramos nada grave, mas aguardamos que volte a energia para avaliar melhor".
Além disso, Nunes destaca que a Guarda Municipal e equipes de trânsito foram deslocadas para organizar o fluxo de veículos e pessoas enquanto a situação perdurar. "Vou tentar falar ainda com o gerente da Energisa aqui para que providências sejam tomadas logo", explica o secretário em contato com o Campo Grande News.
Áudio atribuído a um funcionário da concessionária explica que a linha de transmissão de abastece Ponta Porã está desligada, e que isso pode ter sido causado pela queda de torres de transmissão de energia elétrica na área rural.
Contudo, Marcelino não confirma a veracidade de tal situação. "Também recebi esse áudio, mas também estamos com problema de sinal de celular aqui e em alguns pontos não está funcionando. Então só agora que cheguei em casa é que vou ver melhor", conclui. A reportagem entrou em contato com a Energisa, mas não obteve êxito.
Mais cedo - Durante o fim da manhã e começo da tarde, fortes ventos na cidade fizeram com que árvores caíssem e casas fossem destelhadas. Além disso, há registro de chuva com granizo em Bodoquena - já na vizinha Bonito a chuva se aproxima nesta noite com registro de ventos mais fortes que o usual.
Além de Ponta Porã, a cidade de Bela Vista, também na faixa de fronteira, também registrou chuva mais intensa na noite deste sábado. Contudo, por ora, não há informações relativas a estragos ou mesmo volume de chuva e velocidade do vento.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu durante o dia alerta de grande perigo para as regiões leste, sudoeste, centro-norte e pantanal sul-mato-grossense, onde 63 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob aviso vermelho, entre 17h deste sábado e às 3h da madrugada de domingo (24).