Com fé e gratidão, fiéis lotam missa tradicional dedicada à padroeira
Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das 3 da Arquidiocese de Campo Grande dedicadas à santa
Na manhã deste sábado, fiéis lotaram a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Bandeirantes, a 70 km da Capital, para celebrar a padroeira do Brasil, em um dos dias mais importantes do calendário religioso nacional. A paróquia é uma das três da Arquidiocese de Campo Grande dedicadas à santa e recebe no dia 12 de outubro peregrinos de várias cidades de Mato Grosso do Sul.
A missa, iniciada às 8h, contou com a presença do arcebispo metropolitano de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, que celebrou a cerimônia e destacou a devoção popular à santa.
“O dia 12 de outubro é uma festa para Nossa Senhora Aparecida, que é a padroeira do Brasil, e é um dos principais dias religiosos do Brasil, tirando as datas do calendário universal, como o Natal e a Semana Santa. Mas no Brasil, é a principal festa. A Nossa Senhora dá todas as bençãos que se pede, porque ela é intercessora”, explica o arcebispo.
Após a missa, a paróquia realizará a bênção dos carros e tratores, seguida de uma carreata que percorrerá apenas o perímetro urbano da cidade. Para dom Dimas, essa é uma característica especial da festa em Bandeirantes, que sempre conta com a presença de tratores e máquinas em uma carreata. “Essa é uma tradição que gosto muito de ver e de participar”.
Durante a celebração, cerca de 900 fiéis compareceram para celebrar a data. O local ficou tão lotado que a paróquia precisou colocar cadeiras extras no hall de entrada da igreja. Alguns deles, inclusive, compartilharam suas histórias de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Entre eles, estava Shirley Aparecida de Oliveira, professora de 57 anos, que é membra da paróquia e envolvida em várias ações da comunidade. Ela explica que em 2021, Shirley e toda sua família teve covid-19, e seu marido precisou ficar entubado por 13 dias no Hospital Regional, na Capital.
"Enquanto eu chorava aos pés de Aparecida, escutei uma voz dizendo que não queria me ver triste. No dia seguinte, recebemos a ligação do hospital e pedi para o meu filho entender. Pedi para fazer apenas o sinal de positivo ou negativo, dependendo do que a médica diria. O sinal que ele fez foi positivo. Meu marido foi transferido para outra clínica, foi curado e todos os médicos disseram que foi um milagre. Hoje estou aqui para agradecer”, conta Shirley, que explica que seu marido, hoje com 58 anos, segue bem.
A moradora de Bandeirantes, Maria Socorro, de 57 anos, é outra devota fervorosa de Nossa Senhora Aparecida. Ela explica que a devoção à santa é uma tradição familiar e que foi à missa hoje para agradecer à padroeira do Brasil. “Minha mãe foi devota, e eu segui o mesmo caminho. Hoje, venho agradecer pelas bênçãos e pedir proteção para nossas crianças”.
Outro devoto que se destacou na multidão de fiéis foi Juvenal Ribeiro, de 63 anos, que estava vestido com uma túnica azul clara, adornada com terços e cetros feitos por ele mesmo. “Essa roupa me foi dada em uma visão, onde Jesus falou comigo. O preto simboliza a justiça e o laranja representa a saúde espiritual e da alma”, explicou.
Juvenal relatou que fez uma peregrinação de 30 dias, passando por Corguinho, Rochedo, Campo Grande e Guaíra (PR), onde realizou um trabalho de evangelização. No entanto, ele explicou que, após esse período, sua esposa adoeceu, e agora ele permanece em casa para cuidar dela.
Sobre suas vestes, Juvenal destaca que a túnica azul clara é um dos trajes especiais que usa em eventos religiosos. “Eu só uso essa roupa em datas especiais, como Natal, Dia dos Apóstolos e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Nos dias comuns, uso bermuda e camiseta.”
Programação - A programação de homenagens à Nossa Senhora Aparecida segue na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Bandeirantes. Às 11h30, a paróquia oferecerá um almoço comunitário acompanhado de uma série de shows.
Durante o evento, também será realizado o leilão de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, esculpida por um artista local em um tronco de madeira. No ano anterior, foi leiloada uma faca com cabo entalhado, que foi arrematada por R$ 15 mil.
O arcebispo dom Dimas permanecerá em Bandeirantes nesta manhã. À noite, ele retornará a Campo Grande para celebrar outra missa, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Planalto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: