ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Departamento da Polícia Civil de MS investiga acidente com paratrike

Piloto de parapente motorizado continua internado na UTI em Dourados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 05/11/2024 10:07
Paratrike que caiu dez segundos após decolar, domingo, em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)
Paratrike que caiu dez segundos após decolar, domingo, em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)

O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), órgão da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, vai conduzir as investigações sobre a queda de um paratrike, ocorrida sábado (2) em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

O parapente motorizado era pilotado pelo mecânico Elizeu Peralta, 74, o “Pardal”, que sofreu ferimentos graves e segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Vida.

Nessa segunda-feira (4), equipe policial chefiada pelo delegado Gustavo Mussi, da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), apreendeu a vela do paratrike. Um boletim de ocorrência sobre o acidente foi registrado na delegacia local, mas a investigação ficará a cargo do Dracco, que tem sede na Capital.

Ao Campo Grande News, a delegada Ana Cláudia Medina, diretora do Dracco, informou que o equipamento será periciado pelo departamento, com apoio da Seção de Operações Aéreas e da Equipe Ícaro. Imagens de vídeo mostrando a queda também serão analisadas.

Segundo ela, para esse tipo de prática esportiva existem regras a serem cumpridas pelo piloto e também em relação aos equipamentos. O Dracco também apura quem eram os promotores do encontro realizado em espaço de eventos perto do anel viário de Dourados, onde ocorreu o acidente.


Vídeo gravado por um amigo de Elizeu Peralta mostrou o momento da queda, ocorrida dez segundos após o paratrike levantar voo. Nas imagens é possível ver que a vela se dobrou ao ser atingida pelo vento e o equipamento caiu imediatamente.

“Pardal” foi socorrido por equipes do Samu (Serviço Móvel de Urgência) com fraturas e traumatismo craniano. O quadro é descrito como “gravíssimo”. Ele está sedado.

O paratrike é a combinação do parapente com um trike (veículo motorizado), que proporciona ao piloto fazer decolagem, voo e pouso sentado.

Esse tipo de equipamento também permite voar independente de montanha para decolagem, como ocorre no caso do parapente. Morador em Campo Grande, “Pardal” tem vários vídeos e fotos publicados em sua rede social mostrando os sobrevoos de paratrike.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias