Durante vistorias, PMA flagra erosão e autua proprietário de fazenda
A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou em R$ 14,5 mil um fazendeiro em Amambai - município localizado a 360 km de Campo Grande - por provocação degradações e diversas voçorocas na área que é dono.
A propriedade rural fica a 8 km da cidade e a situação foi descoberta durante vistoria na região, feita por policiais da unidade de Naviraí da PMA. Lá, haviam processos erosivos em sequência.
Tais problemas surgiam a partir de voçorocas conectadas, provocando a degradação da vegetação e lixiviação do solo. Os processos erosivos surgiram devido à remoção da vegetação sem ações de conservação do solo.
Manter a área verde nestes locais é algo obrigatório pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais. Assim, o fazendeiro, que tem 50 anos, foi multado em R$ 14.583.
Ele também poderá responder por crime ambiental. A PMA determinou a interdição da área, para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar um Prada (Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada junto ao órgão ambiental.