Ponte sobre o rio Paraná inaugurada hoje vai melhorar logística entre MS e SP
Será inaugurada hoje, a ponte sobre o rio Paraná que liga Três Lagoas a cidade paulista de Castilho, na BR-262. A nova estrutura de 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos é uma alternativa a a passagem por cima da barragem de Jupiá.
Para Mato Grosso do Sul, a ponte é fundamental no auxílio ao escoamento da produção, já que terá três faixas para o tráfego de veículos. Foram investidos R$ 117 milhões em recursos do governo federal na construção da ponte.
Ontem, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou a importância dessa nova via para MS.“Nosso Estado é a convergência de todos os caminhos aos principais centros consumidores do país, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A ponte sobre o Rio Paraná melhora essa logística, pois está integrada aos modais ferroviário e hidroviário, o que contribui para tornar nossa produção mais competitiva”.
Para o presidente do Setlog/MS (Sindicato Das Empresas De Transporte Rodoviário De Cargas e Logística do Estado), Cláudio Cavol, a inauguração da ponte é é recebida com “bom olhos” pela categoria, isso porque, segundo ele, a nova estrutura é mais segura, além de acelerar o tempo do percurso.
Logística - Separados pelo Rio Paraná, os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo terão uma quinta opção de ligação com a ativação da nova ponte. A primeira delas é exclusivamente ferroviária e fica entre Três Lagoas e Castilho, ao lado da nova estrutura. Mais ao sul, a ponte rodoviária Maurício Joppert liga a BR-267 em Bataguassu à SP-270 (Raposo Tavares) em Presidente Epitácio (SP).
A terceira ligação fica entre os municípios de Brasilândia e Paulicéia (SP). Com 1,705 metros de comprimento, ela liga a BR-158 à SP-294. A quarta ponte entre os dois estados é rodoferroviária e fica entre Aparecida do Taboado e Santa Fé do Sul (SP), com quatro quilômetros de extensão e fazendo o entroncamento da BR-436 com a SP-329 (Euclides da Cunha).
A nova ponte – quinta ligação entre MS e SP – retira o tráfego de veículos sobre a barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, a Usina de Jupiá. Do lado sul-mato-grossense, o trecho de acesso à ponte completa o traçado definitivo da BR-262, alterando o caminho que leva à barragem da usina. Do outro lado do Rio Paraná, no município de Castilho, uma nova via de acesso foi construída da ponte até rodovia estadual SP-300 (Marechal Rondon).