ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito “pede socorro” contra queda de energia em Ribas

Danieze diz que a frequência do problema prejudica serviços públicos e atividades empresariais

Por Maristela Brunetto | 22/11/2023 09:43
Prefeito de Ribas diz que cidade enfrenta quedas frequentes no fornecimento de energia (Foto: Arquivo/ All Drones, Andrei Luiz)
Prefeito de Ribas diz que cidade enfrenta quedas frequentes no fornecimento de energia (Foto: Arquivo/ All Drones, Andrei Luiz)

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PT), enviou um ofício diretamente ao diretor- presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, apontando que já fez manifestações anteriores e a cidade “pede socorro” diante do problema das quedas constantes do fornecimento de energia. Segundo ele, a situação chegou a afetar o funcionamento de repartições públicas e atividades empresariais.

O prefeito mencionou que a falta de energia prejudicou a produção de água tratada pela Sanesul e na segunda-feira (20) foi preciso liberar alunos das escolas. O problema, comentou com a reportagem do Campo Grande News, forçou secretarias municipais a suspender o atendimento e bancos enfrentam oscilações em horários de pico.

Conforme o prefeito, quando chove, a falta de energia se agrava. Ele menciona também transtornos nas moradias e empresas. Para Danieze, não houve estruturação do fornecimento de energia na proporção do crescimento da demanda vivenciada na cidade, que é sede do maior investimento privado do País, a construção de uma fábrica de celulose da Suzano, que gerou a previsão de empregar até dez mil pessoas no auge da obra e atraiu muitas pessoas e empresas para a cidade.

Entretanto, o próprio prefeito informou que foi criada uma subestação, com investimento de R$ 30 milhões. Ele diz que os transformadores não dão conta do volume consumido, além de afirmar que há fiação antiga. O prefeito enviou um vídeo que mostra fogo na rede de fios, no topo de um poste, situação que ocorreu em setembro.

Segundo ele, após o envio do ofício, o presidente da empresa conversou diretamente com ele e anunciou a atuação de uma força-tarefa para atender a cidade.

Temporal- A Energisa não falou especificamente sobre o problema relatado, como o investimento de R$ 30 milhões. Apenas informou que o temporal ocorrido no Estado no fim de semana provocou problemas no abastecimento em várias cidades e Ribas consta entre as que ainda enfrentam problemas na área rural, junto com Água Clara, São Gabriel do Oeste, Coxim, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Jaraguari, Rio Verde, Rio Negro, Ponta Porã e Aquidauana. Campo Grande também demanda uma atenção especial diante de problemas causados pela ventania.

Conforme a empresa, foi necessário triplicar o número de equipes para atendimento das ocorrências. Houve reparos de alta complexidade e situações com dificuldade de acesso que tornaram a execução do serviço mais trabalhosa.

Nos siga no Google Notícias