ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Professor e aluno são investigados por lucrar com rachadinha de bolsa de estudo

No total, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão no município e em Campo Grande

Viviane Oliveira | 06/09/2023 09:33
Professor e aluno são investigados por lucrar com rachadinha de bolsa de estudo
Fachada da Universidade Federal da Grande Dourados (Foto: reprodução)

A Operação Pós-doc-fraudis foi deflagrada pela PF (Polícia Federal), na manhã desta quarta-feira (6), para impedir o recebimento, mediante fraude, de recursos destinados à bolsa de estudos, em Dourados, distante 233 quilômetros de Campo Grande. Professor e aluno de pós-dourado da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) são investigados. O nome deles não foi divulgado.

Conforme as investigações, ficou evidenciada a existência de favorecimento no ingresso e ajuste (“rachadinha”) de recursos federais destinados ao pagamento de bolsa de estudos entre o docente que coordenava o programa e aluno aprovado no curso, que recebia bolsa de estudos de pós-doutorado de Engenharia Agrícola da UFGD.

No total, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município e em Campo Grande, além da quebra do sigilo bancário dos investigados da operação. Eles poderão responder pelos crimes de concussão (crimes praticados por funcionário público contra a administração), corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e frustração do caráter competitivo da licitação, todos do Código Penal.

O nome da operação faz alusão à conduta fraudulenta no ingresso e na obtenção de bolsa de estudos no programa de pós-doutorado da universidade. Segundo a assessoria de comunicação da UFDG, a universidade vai se reunir, nesta manhã, para avaliar a situação, porque ficou sabendo dos fatos pela imprensa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias