ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Em Pauta

100 anos da chegada ao poder de Mussolini e do fascismo

Mário Sérgio Lorenzetto | 28/10/2022 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como recorda o vídeo que acompanha esta notícia, há cem anos, no 27 de outubro de 1.922, começou na Itália uma marcha a pé que determinou a ascensão e consolidação do fascismo. Benito Mussolini, chamava os fascistas do país, os camisas negras, a reunir-se em Roma para dar um golpe no governo. Três dias depois era nomeado primeiro ministro da Itália pelo rei Victor Manuel III. Esse movimento receberia o nome de "Marcha sob Roma".



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Reforma Agrária e industrialização.

Os primeiros movimentos da ditaria fascistas empolgaram não apenas os italianos, viraram um modelo a ser copiado em muitos países. O Brasil de Getúlio Vargas foi um dos maiores entusiastas. Uma ampla e bem organizada reforma agrária, conectada a uma industrialização acelerada, prometia um desenvolvimento inigualável. Mas uma péssima gestão da economia, a derrota inexplicável na guerra que moveu à pobre Etiópia e sua ligação com o nazismo de Adolf Hitler, levou Mussolini à derrocada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enforcado de cabeça para baixo.

Após uma longa fuga que paralisou a Itália, Benito Mussolini foi encontrado e morto em um posto de gasolina. Enforcado, de cabeça para baixo, um gesto típico dos romanos de vingança, terminava a aventura desse militar que cultivou sua própria imagem como se fosse um deus.

Nos siga no Google Notícias