100 anos da chegada ao poder de Mussolini e do fascismo
Como recorda o vídeo que acompanha esta notícia, há cem anos, no 27 de outubro de 1.922, começou na Itália uma marcha a pé que determinou a ascensão e consolidação do fascismo. Benito Mussolini, chamava os fascistas do país, os camisas negras, a reunir-se em Roma para dar um golpe no governo. Três dias depois era nomeado primeiro ministro da Itália pelo rei Victor Manuel III. Esse movimento receberia o nome de "Marcha sob Roma".
Reforma Agrária e industrialização.
Os primeiros movimentos da ditaria fascistas empolgaram não apenas os italianos, viraram um modelo a ser copiado em muitos países. O Brasil de Getúlio Vargas foi um dos maiores entusiastas. Uma ampla e bem organizada reforma agrária, conectada a uma industrialização acelerada, prometia um desenvolvimento inigualável. Mas uma péssima gestão da economia, a derrota inexplicável na guerra que moveu à pobre Etiópia e sua ligação com o nazismo de Adolf Hitler, levou Mussolini à derrocada.
Enforcado de cabeça para baixo.
Após uma longa fuga que paralisou a Itália, Benito Mussolini foi encontrado e morto em um posto de gasolina. Enforcado, de cabeça para baixo, um gesto típico dos romanos de vingança, terminava a aventura desse militar que cultivou sua própria imagem como se fosse um deus.