4 pesquisas e uma conclusão: governo Lula é obsoleto
Nos últimos dias, quatro pesquisas vieram a público. Quaest, Ipec, Atlas e Genial, mostraram o mesmo quadro: o governo Lula está sendo corroído, a popularidade de Lula está em declínio. E pior, a desaprovação do governo é ascendente. Pela primeira vez, mulheres, jovens e mais pobres dizem que o governo vai mal, muito mal. Há um dado bombástico que a imprensa quase não divulgou: a aprovação entre aqueles que votaram em Lula caiu de 76% para 43%. É gigantesca.
Relações internacionais, o maior erro de Lula.
Lula não para de sonhar em ser o novo protagonista da dificílima política internacional. De pataquada em pataquada, vai se firmando como um esdrúxulo líder de coisa alguma em lugar algum. Campeão mundial do besteirol. Além de sua eterna condescendência com regimes ditatoriais brutais, como Venezuela e Cuba, errou vexatoriamente ao comparar a guerra contra o Hamas com o Holocausto de Hitler, que matou seis milhões de judeus indefesos e pacíficos. O erro lhe custou a perda de apoio dos evangélicos. Saíram da posição de antipatia a Lula a um distanciamento ainda maior.
Perdido no tempo.
Lula pensa que o mundo de hoje é o mesmo de vinte anos atrás. Adotou os mesmos parâmetros do velho sindicalismo ao tentar regulamentar novas plataformas, como o Uber, assim como o exército de entregadores a domicilio. É um governo analógico, obsoleto. Enquanto o mundo tornou-se digital, Lula e sua turma não conhecem a importância dos meios digitais. Não sabem como funcionam.
Lula não tem celular.
Lula é tão ultrapassado que nem sequer tem um celular. Quem necessita falar com ele tem de passar pelo telefone de sua esposa, Janja. Isso irrita seus companheiros e opositores pois a esposa funciona como um filtro pessoal. Quem ela não suporta, não fala com Lula. Mesmo no governo, Lula, e seus companheiros, não conseguiram ter a mesma quantidade de inserções nas redes sociais que seus opositores mantém. Um vexame! Parece um bando de idosos que fugiu do asilo. Alegres, mas criando muita confusão, por não entenderem o novo mundo.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.