ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

A covid das vacas causa danos na europa. Chegará ao Brasil?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 15/09/2023 08:55
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O primeiro caso da chamada "covid das vacas" ocorreu na Itália, em novembro do ano passado. Logo saltou para a Espanha e França. Os episódios crescem dia a dia, há milhares de vacas mortas e centenas de milhares infectadas. Não existem vacinas. Se recomendam o uso de inseticidas e repelentes nas reses, além de proibir o transporte para feiras ou exposições. Todavia, essas precauções nem sempre são eficazes devido à dificuldade de detectar o inseto que transporta o vírus causador da infecção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não é infecciosa para humanos.

A ciência explica que a "covid das vacas" é uma enfermidade hemorrágica epizoótica (EHE) causada por um vírus. Esse vírus é transmitido por um inseto, pouco frequente no Brasil. Mas as mudanças climáticas e o movimento internacional das vacas vem propiciando a difusão desses vetores de contágio. Essa enfermidade não é infecciosa para as pessoas e nem repercute na carne, mas acarreta o sacrifício das redes porque não existe vacina. Vem sendo chamada de "covid das vacas" pela diversidade de infecções e pela dificuldade de impedir o contágio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em uma semana perde 150 quilos.

Uma vaca enferma perde, em média, 150 quilos. Apresenta cortes na cara por passar o dia inteiro lacrimejando. Formam-se pústulas no corpo todo, especialmente nas ubres. A língua fica inchada e não conseguem alimentar-se. Os animais tardam entre 5 a 10 dias para evidenciar a infecção depois da picada. Os olhos da vacas ficam injetados de sangue e as vacas morrem asfixiadas pelas próprias babas. Onde há cortes, aparecem larvas do inseto.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não são mosquitos.

Os insetos que transmitem essa infecção são dípteros, um grupo com 150 mil espécies, onde estão as moscas, mosquitos, varejeiras, borrachudos e mutucas. Na transmissão da covid das vacas, os insetos não são mosquitos. Atacam ovelhas e cabras, mas, nesse caso, a infecção não é mortal, apenas apresentam alguns sintomas.

Nos siga no Google Notícias