Algumas fascinantes histórias que o lixo nos conta
Um dos mais surpreendentes achados, que revelou os segredos de uma civilização antiga, aconteceu em 1.895. Uma equipe de arqueólogos começou a escavar em um antigo aterro de lixo perto da cidade egípcia de Oxyrhynchus. Suas escavações revelaram uma montanha de documentos. São mais de 500 fragmentos de papiros datados dos séculos I a IV. Além de milhares de documentos que contam parte da história egípcia, há versos do poeta Pindaro, estudos de Euclides e trabalhos do historiador romano Livio. Também há um evangelho perdido que fala de Jesus exorcizando demônios de homens possuídos. Sobrevive um relato de um lutador adolescente, datado de 12 a.C., cujo pai concordou em perder uma luta em troca de suborno. Lutas combinadas são mais antigas que pensávamos.
A verdade da derrota de um exército.
Uma escavação de um sítio arqueológico em Israel transformou o entendimento que havia de uma derrota militar. Os soldados da Força Expedicionária do Egito, em 1.917, sofreram uma derrota que era inexplicável. As escavações mostraram que havia no acampamento do exército uma imensa quantidade de garrafas vazias de bebidas alcoólicas: vinho, cerveja, gim e uísque. A vida no acampamento desse exército era uma festa. Muitas derrotas podem ser contadas pelo lixo. A dos EUA no Vietnã, poderia ser contada pelos papéis que embrulhavam a maconha.
Como perder eleição deixando o lixo nas ruas.
Essa é bem mais recente, ainda que esquecida. Durante o "Inverno do Descontentamento", entre 1978-1979, quando o governo trabalhista de James Callaghan confrontou os sindicatos e os garis entraram em greve, o lixo formou pilhas nas ruas da Inglaterra. Milhares de fotos foram tiradas com as pessoas tendo ao fundo as pilhas de lixo. Foram usadas na campanha que elegeu Maragaret Thatcher. O lixo se tornou um símbolo da desordem social e política. Campo Grande já passou por algo semelhante, não nos esqueçamos.
Quando o lixo passou a ser recolhido sistematicamente.
Por milênios, os homens viveram com o lixo. Viveram ao lado dele e até em cima dele. Sabemos que nas ruas da antiga Tróia o acúmulo do lixo determinava que o nível das ruas subisse 1,5 metros por século. Do mesmo modo, os níveis das ruas de N.York eram entre 1,8 a 4,5 metros mais altos que os atuais devido ao acúmulo de lixo. A coleta de lixo só se tornou sistemática na Londres de 1.875. Em 1.895, essa prática cruzou o Atlântico e chegou à "podre" N.York. E de lá, para o mundo. O lixo é sujo, sujeira causa doenças, que provocam fraqueza econômica, agitação social e pobreza. Aí começa nossa ansiedade ao ver pilhas de lixo que, por sua vez, impulsionou o ambientalismo.