Bem-vindos à recessão mundial Godot. Cisnes ou rinocerontes?
A pergunta chave para o próximo ano é se o bancos centrais serão capazes de derrotar a inflação, reduzir os juros e os preços de alimentos e de energia no mundo. A maioria dos economistas tendem ao pessimismo, acreditam que enfrentaremos uma nova recessão planetária. Mas os bancos apostam no contrário e vão além, dizem que os economistas são péssimos em prever o futuro da economia e não acertam uma desde os anos setenta. Bem vindos à recessão mundial Godot, aquela que nunca chega.
Quem acompanhar.
As mais provocadoras são as "escandalosas" previsões que a cada ano elabora o banco dinamarquês "Saxo Bank". Tem a seu favor a única previsão, ainda em 2016, de que o Brexit ocorreria. Também preveram a crise da Bolsa de 2008, que levou à recessão mundial e que o mercado das bitcoins chegaria ao auge em 2.017. Para esta coluna, o Saxo Bank é o Nostradamus da economia. Acerta muito mais do que erra.
A bola de cristal do Saxo Bank.
Entre as variadas previsões do Saxo para 2023 está a derrota da turma de Emmanuel Macron para Marine Le Pen, na França. Também preveem a vitória da esquerda trabalhista na Grã Bretanha e a convocação de um novo referendo para o Brexit. E uma importante previsão para quem tem dinheiro: invistam em ouro. Diz o Saxo que o mundo verá uma escalada do ouro como nunca houve.
Cisnes negros e rinocerontes cinzas.
Não há limites para prever o que ocorrerá em 2023 depois da pandemia e a guerra da Rússia-Ucrânia. Esses fatos devolveram à atualidade a teoria dos cisnes negros, descrita pelo libanês Nassim Taleb, em 2007. São acontecimentos inesperados de grande impacto socioeconômico. Também há os que esperam um ano de rinocerontes cinzas. A diferença entre os dois é que os eventos rinocerontes cinzas são eventos de alto impacto, que apesar de serem reconhecidos e avaliados, são ignorados até que seja tarde. Ambos significam uma economia voltada para o lado pessimista.
E o Brasil está murcho, tem Haddad.
Se o mundo baila entre os cisnes e os rinocerontes, metáforas do pessimismo, o Brasil pisou em um enorme formigueiro. A escolha de um ministro desacreditado por 11 dentre 10 especialistas chamou todas as formigas venenosas para nos machucar. Nem perderei tempo e estudo para demonstrar essa afirmação, apenas mostrarei o abatimento generalizado. Estive em uma festa natalina petista. Entre quinze a vinte petistas. Um deles, afirmou que Haddad é incompetente. Ninguém defendeu o futuro ministro.