Não são os parques, 99% dos incêndios são por ação humana
Prendam a terra, encarcerem as árvores e animais, os culpados pelos incêndios são os parques para preservação. O ambientalismo foi parar no xilindró, conforme artigo assinado por um pecuarista, postado no Campograndenews no sábado, 18 de novembro. Trata-se tão somente de uma vã tentativa de esconder os responsáveis pelos crimes ambientais que vem sendo sistematicamente cometidos por fazendeiros. Quase todos os estudos científicos afirmam que 99% dos incêndios florestais - no Brasil e no mundo - são cometidos por ação humana. Há alguns estudos que reduzem essa taxa para 95%.
Oh, raios!!
Causas naturais, como raios, representam percentagem mínima, algo como 1%. Alguns incêndios são propositais, outros por descuido, mas sempre com ação humana. No Mato Grosso do Sul, via de regra, os incêndios são dolorosos, as matas são transformadas em pasto. Atingem não apenas o coração do meio ambiente, mas cercas, gado, pastagens caras e até sedes de fazendas vizinhas. E seus donos se calam.......
A lenda do boi bombeiro.
Criaram uma fake news sobre a ação do boi na preservação ambiental. Existiria, conforme alguns fazendeiros, um "boi bombeiro". Deve ser algum boi mutante, que usa roupas e apetrechos dos policiais do corpo de bombeiros. Boi que tem caminhão de água e mangueira. A ciência mostrou o contrário: onde há mais bois, ocorrem mais queimadas. A gama de prejuízos é tão grande que qualquer estimativa acaba subestimada. Há uma que é pouco debatida. A exposição do solo ao fogo destrói sua microfauna. Há enorme perda de produtividade por deficiência de matéria orgânica. Não são os parques os responsáveis pela destruição do Pantanal. Fazendeiros irresponsáveis deveriam ser processados.