O coronavírus evoluirá para ser mais suave?
Enquanto o mundo se prepara para lidar com mais uma variante do coronavírus, há especulações de que esse vírus se tornará mais brando, como se esse fosse um resultado predeterminado. Embora esse seja um cenário obviamente atraente, infelizmente não é algo com que o vírus se preocupe. Os vírus não se importam com quem eles infectam, quanto tempo dura a infecção ou como é a doença que induzem. Um vírus não se importa com nada porque a única coisa que precisa fazer é encontrar um hospedeiro no qual possa se dividir... e propagar. É só isso.
"Um hospedeiro morto não é um bom hospedeiro"?
Uma das frases mais ouvidas na pandemia é: "Um hospedeiro morto não é um bom hospedeiro" ou alguma versão dela. Isso provavelmente é verdade para a maioria dos vírus. Se um vírus matasse todas as pessoas que infectasse, acabaria sem hospedeiro. Isso não é bom para ele. Mas o que é realmente importante é a eficiência com que o vírus se espalha. Deixar uma pessoa gravemente doente fornece ao vírus alguma vantagem? Se a resposta a essa pergunta for sim, então o vírus continuará deixando as pessoas gravemente doentes, porque essa estratégia funciona para ele.
Darwin explica.
Vírus não dispõe de nenhum pensamento de alto nível para evoluir, para realizar mutações. Todos os vírus sofrem mutações e elas são aleatórias. Uma boa parte delas não afeta sua capacidade de se reproduzir ou se espalhar. Mas, de vez em quando, o vírus adquire uma mutação que lhe dá alguma vantagem. Ela pode se tornar dominante se isso lhe for vantajoso. Esta é essencialmente uma evolução darwiniana por seleção natural, realizada durante semanas ou meses, em vez de milhares de anos. Só Darwin explica.
A covid ficará mais amena com o tempo?
A resposta a essa pergunta é provavelmente sim. Mas essa não é uma decisão que o vírus tomará. Vale repetir: ele só toma uma decisão que é encontrar um hospedeiro para replicar. Essa é uma decisão que todos nós podemos tomar se aproveitarmos as vacinas que podem controlar a propagação e reduzir o fardo dessa doença.
Ainda não explodiu no Brasil, mas explodirá.
Darwin explica, repito. É só seleção natural. É só encontrar hospedeiro para replicar. Não precisa procurar algum "doutor" negacionista, algum membro do clube dos ignorantes. A variante ômicron explodirá logo mais no Brasil. Só há uma saída: vacinação. Reconheça, após um longo "inverno" "viajando" nas terras negacionistas, o governo federal fez uma mutação, passou a comprar milhões de doses de vacinas. Não está faltando, pelo contrário, temos excedentes de frascos. Mas nem todo esforço é dever de governos. Faça tua parte, convença algum negacionista a vacinar. Faça um esforço suplementar, a cabeça deles é mais dura que o tungstênio. Essa atitude pode salvar tua vida e de teus familiares.