ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

O country transbordou da zona rural há 100 anos

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/06/2023 08:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A música country foi gestada nos Apalaches, uma extensa região montanhosa que corta o Tennessee, Virginia, Kentucky e Geórgia. A população rural desse antigo território descendia de imigrantes ingleses, escoceses e irlandeses, que levaram sua própria cultura musical, com baladas e hinos de igreja. Tocavam a guitarra, bandolim, violoncelo e violino (chamado em inglês "fiddle"). A essa tradição europeia, se somou a dos escravos africanos, com seus lamentos musicais, que mais tarde seriam conhecidos como "blues". Também usariam um instrumento dos escravos que se tornaria emblemático da música country: o banjo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As primeiras bandas profissionais.

Nos primeiros anos de 1.920, as empresas que imprimiam discos, que até então privilegiavam a música erudita, decidiram explorar o mercado da música popular. Em junho de 1.923, se realizou em Atlanta a primeira gravação da história da música country, duas canções do virtuoso do violino Fiddlin John Carson. Mas a explosão desse gênero musical só viria com a gravação de discos com uma banda mitics do country: a família Carter. Em apenas três anos os Carter, simples agricultores que viviam em uma humilde cabana, venderam 300 mil discos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O impacto do rádio.

O radio foi ainda mais determinante que os discos na explosão da música country quando os programadores do meio oeste e do sul dos EUA perceberam que essa música atraia grande audiência. Em 1.925, um passo adiante. Uma emissora de Nashville criou o "Grand Ole Opry" , um show que todos os sábados reunia os melhores artistas do country.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma máquina para o country.

Outra disparada desse gênero surgiu com uma máquina. As "juke-box" passaram a reproduzir quase somente o country. E foi desse casamento de máquina e música que ocorreu algo impensável: a invasão dos bares de baile.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A voz do povo.

Nos anos trinta e quarenta, a música country se popularizou nos EUA inteiro. Foi nessa época que recebeu a denominação de "country". Um nome mais respeitável que o anterior "música paletó". Paletó era um nome depreciativo da população rural dos Apalaches. Durante a Grande Depressão dos anos trinta, o country deu voz aos setores empobrecidos dos EUA. Tudo começou com Jimmie Rogers, um trabalhador ferroviário que morreu de tuberculose em 1.933, que evocava em suas canções a triste sina dos "hobos", desempregados que viajavam de trem à procura de trabalho.

Nos siga no Google Notícias