O Dia da Vitória e os restos de Hitler em uma caixa de charutos
Quando se comemora o Dia da Vitória? A resposta é: depende. o general alemão Alfredo Jodl, que seria executado em Nurember poucos anos depois, assinou a rendição incondicional na cidade francesa de Remis, em 7 de maio de 1945. Entraria em vigor às 23:01 horas de 8 de maio. Nesse momento, a guerra estaria finda na Europa. A rendição do Japão só ocorreria em agosto. Mas já havia começado a guerra fria.
Festa em Londres
A desconfiança entre os países que derrotaram o nazismo, nesse momento, já era elevada. Não conseguiram nem entrar em acordo sobre a data do final da guerra. Churchill enviou um telegrama a Stalin dizendo que como as multidões já haviam tomado as ruas de Londres, não havia como esperar mais um dia pedido por Moscou. Assim, para o Ocidente, a guerra terminou em 8 de maio. Enquanto festejavam, os russos combatiam.
Tiros no front enquanto Londres festejava.
Stalin escreveu a Churchill mostrando sua raiva. Enquanto os britânicos faziam festa em Londres as tropas soviéticas continuavam lutando em várias frentes. As celebrações da Vitória, respondeu Stalin, só ocorreriam no 9 de maio. É por isso que temos duas datas das comemorações da Vitória. A Rússia acaba de colocar em suas avenidas um desfile da pujança e modernidade de suas armas. A Europa e os Estados Unidos voltam a flertar com uma guerra total. A história não ensinou coisa alguma para eles. Milhares de mortos e muita cobiça..... como sempre.
Onde está Hitler?
Nada reflete mais as tensões entre Rússia e a Inglaterra, aliada dos Estados Unidos, que a questão de onde foi parar Hitler. As tropas russas encontraram o que restou de Hitler nas portas do bunker onde se escondia. Como havia sido queimado com gasolina, só recuperaram uma parte da mandíbula e duas pontes dentais do ditador. Os agentes soviéticos levaram esses restos em uma caixa de charutos até Moscou sob um espesso manto de silêncio. Nem mesmo o general Zhukov que havia liderado a invasão de Berlim sabia o que estava acontecendo. Stalin, a partir de então, passou a dar a entender que a Inglaterra e os Estados Unidos estavam escondendo o dirigente nazista. A verdade só viria à tona com a perestroika, nos anos noventa. Não há como confiar na verdade em uma guerra. Ela não existe. É o primeiro "soldado" a cair.