O Dia das Mães do Nazista Goebbels e a propaganda
Quem criou a propaganda? Esse é um debate pra lá de atual. Necessário para entender as estruturas da máquina de mudar opiniões ou para criar novas ideias. A resposta ideologizada diz que foi o ultra-famoso Ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, o criador da propaganda. Mas a história conta essa invenção de maneira diferente. Teria sido criada por Papas.
Antes de Goebbels existia o Dia das Mães.
A comemoração do Dia das Mães, sem duvida alguma, pertence à Antiguidade Romana. Mas não tinha relevância. Na Inglaterra, há mais de 300 anos, os filhos levavam tortas para as mães no segundo domingo de maio. Tal como o evento romano, não tinha força perante a maioria da população. Quem incrementou esse dia foi os Estados Unidos, em 1.914, quando o presidente Woodrow Wilson, instituiu esse dia no calendário comemorativo do país para homenagear uma filantropa de nome Ann Jarvis. Tinha pouca importância.
A importância do Dia das Mães criado por Goebbels.
Só terá muita importância com a ideia de Joseph Goebbels, o grande revolucionário da propaganda - idealizou também o Volkswagen. Esse ministro utilizou táticas destinadas a transformar o povo alemão, que se encontrava numa miséria muito grande. E ele conseguiu desviar toda a aspiração daquele povo, para que se encantasse com a guerra, com a conquista do mundo, com o mito da raça ariana, se encantasse, enfim, com uma série de invencionices construídas pela propaganda. Era comemorado dando medalhas às mães que tivessem mais filhos.
A propenda dos Papas.
Alguns chamam os publicitários de "Filhos de Goebbels", são capazes de vender geladeira no Alaska. Mas deveriam ser chamados de "Filhos de Gregório" ou de "Filhos de Urbano". Foram esses dois Papas os responsáveis pela Comissão de Propaganda Fides. A própria palavra "propaganda", nasceu no Vaticano. Na realidade, foi o Papa Gregório quem instituiu uma comissão de cardeais para a propagação da fé cristã em diversos países. Goebbels era apenas estudioso. Transladou a ideia do Vaticano para Berlim.