O que significa estar recuperado do Covid-19?
No mudo, as pessoas recuperadas da infecção, são 560.000. A Alemanha desponta com 82.000. O Brasil têm 14 mil e o Mato Grosso do Sul está com 56 pessoas que passaram pelo alto risco desta doença. A realidade é que a grande maioria das pessoas que sofrem com o Covid-19, sobrevivem a ele (150.000 mortos no mundo). Assim como o número de casos aumenta, o mesmo acontece com o número daqueles que se recuperam. Mas estar recuperado é bem mais do que apenas se sentir melhor. A recuperação envolve biologia, epidemiologia e um pouco de burocracia.
O tempo médio de luta do seu corpo contra o vírus.
Em média, uma pessoa infectada pelo Covid-19 ficará doente por cerca de sete dias, contados à partir do início dos sintomas. Mesmo depois que os sintomas desaparecem, ainda pode haver pequenas quantidades do vírus no corpo do paciente. Por isso, o paciente deve ficar isolado por mais três dias para garantir que se recupere verdadeiramente.
E a imunidade?
Infelizmente, a imunidade não é perfeita. Para muitos vírus, como o da caxumba, a imunidade costuma diminuir com o tempo, te deixando suscetível no futuro. É por isso que você precisa ser revacinado. Há outros vírus que nos dão imunidade quase até o fim da vida. Também há o extremo oposto, aqueles que os nossos anticorpos são "bananas", não atacam. Como o Covid-19 é um coronavírus tão novo, sabemos pouco sobre a imunidade. Os médicos estão encontrando anticorpos em pacientes recuperados, isso indica o desenvolvimento de imunidade. Mas ninguém, absolutamente ninguém, sabe quanto tempo a imunidade ao Covid-19 durará.
Qual o protocolo para ser um recuperado do novo coronavírus?
É claro que os governantes não estão adotando protocolos idênticos. Mas, em geral, medicamente, uma pessoa deve estar livre de febre por três dias consecutivos. Também devem demonstrar sensível melhora em outros sintomas como tosse reduzida e quase eliminação de falta de ar. Além desses requisitos, as melhores diretrizes afirmam que uma pessoa recuperada deve testar negativo para o coronavírus duas vezes, com os testes realizados com pelo menos 24 horas de intervalo. Somente então, essa pessoa pode ser considerada recuperada. Uma felizarda. Não muito rara.