Qual o limite da vida? A queda na expectativa de vida do brasileiro
Em menos de um ano e meio, a expectativa de vida do brasileiro caiu. Antes da pandemia, a expectativa era de 76,6 anos, agora está em pouco mais de 74 anos. É a primeira queda desde o longínquo ano de 1940 (quando a expectativa de vida era de 45 anos). A piora ou melhoria da expectativa está diretamente ligada à vacinação.
Mais de 100 anos.
Enquanto boa parte dos brasileiros viverá somente até os 74 anos, há algumas populações que ultrapassam os 100 anos com facilidade. Em lugares como Okinawa, no Japão, ou Cerdeña, na Itália, há muitos centenários. A pessoa mais longeva da história - uma francesa de nome Jeanne Calment - viveu até os 122 anos. Quando nasceu, em sua região, a expectativa de vida era de tão somente 43 anos. Mas, quanto tempo os humanos podem realmente viver?
140 ou 150 anos?
A maioria dos estudos situam o limite da vida humana em 140 anos. Mas há novos estudos que ampliaram esse máximo, chegando, em teoria, a 150 anos. Não é simples fazer esses cálculos, mas há interesses substanciosos por trás deles.
Como calcular o limite de vida humana.
Tudo começou com a "equação de Gompertz", do século XIX. Esse método, usado pelas empresas seguradoras de vida, dizia que a mortalidade aumentava de maneira exponencial com o tempo de vida. Basicamente isso significa que a probabilidade de morrer - de câncer, de cardiopatia ou de infecção - deve ser multiplicado por dois, a cada oito anos de vida que você tiver. Mas, nos anos 1980, ampliaram as variáveis para determinar quanto tempo lhe resta. Adicionaram, por exemplo, se você é casado, uma variável que aumenta o tempo de vida. Como também adicionaram o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, que reduzem o tempo de vida.
Função renal nos novos cálculos.
A função renal se deteriora com a idade para muitos com o avançar da idade, enquanto para outros, quase não muda. Estados Unidos, Rússia e Singapura, adotam a função renal para o cálculo do máximo de vida humana.
Homeostase, a melhor definição de tua idade real.
Há outro parâmetro importante: quanto tempo que uma pessoa demora para se recuperar de uma enfermidade. Esse parâmetro é cientificamente denominado homeostase - o equilíbrio químico- biológico normal do corpo humano. É também chamado de resiliência. De fato, a melhor definição para o envelhecimento é a perda de capacidade de manter a homeostase. Quanto mais jovem é uma pessoa, se recuperará rapidamente de uma enfermidade.
Acrescentaram o número de glóbulos brancos e vermelhos.
Os cálculos, para emitir uma apólice de vida para os milionários, sofreram mudança nos últimos anos. Acrescentaram o número de glóbulos brancos e vermelhos. O número de glóbulos brancos que uma pessoa têm, pode indicar o nível de inflamação (enfermidade) de seu corpo, enquanto o volume de glóbulos vermelhos pode ser um indicador do risco de sofrer uma enfermidade cardíaca, um AVC ou a deterioração cognitiva, como a perda da memória.