ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Em Pauta

Qual povo fez a primeira troca comercial? As 1ºs mercadorias

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 11/12/2023 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A primeira troca comercial foi realizada entre libaneses (cartagineses) e líbios, diz Heródoto. É óbvio que antes existiram muitas trocas, mas essa foi a primeira totalmente explicada pela escrita. O "pai da história", como Heródoto é conhecido,  conta que os libaneses descarregaram seus bens ao longo de uma praia e voltaram para o barco. Depois, fizeram uma fumaça. Ao vê-la, os líbios foram à praia, colocaram no chão uma quantia em ouro em troca das mercadorias e se afastaram. Os libaneses olharam a quantia de ouro e nele não tocaram. Voltaram  à bordo e esperaram. Os líbios entenderam e adicionaram ouro ao montante inicial, satisfazendo o valor almejado pelos libaneses. A capacidade libanesa de comercializar, apesar da ausência da linguagem, é histórica.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Matando alces.

É provável que a fome tenha impelido o homem a criar as primeiras embarcações. Vinte mil anos atrás, o norte da Europa apresentava um panorama frio e impossível de ser cultivado. O Homo sapiens subsistiu alimentando-se preferencialmente de alces, uma caçada de animal grande. Caçar esses animais velozes com lanças, arcos e flechas é um empreendimento incerto. O alce, contudo, tem uma fraqueza que o homem explora sem piedade: é um mau nadador. Para manter a pesada galhada na água, mantém o focinho recebendo ar com dificuldade. Em algum momento, um gênio da Idade da Pedra deu-se conta da enorme vantagem que ele teria em deslizar sobre a superfície da água e construiu o primeiro barco. A presa pesada também era mais fácil de ser levada à tribo pela água do que por terra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Barcos eram feitos com peles de animais.

Essa "história" é contada pelas pinturas rupestres. Mostram que há 15 mil anos construíram as primeiras embarcações. Incrivelmente eram feitas de peles de animais costuradas sobre estruturas montadas por galhos de árvores. E eram redondas. O frio excessivo impedia o aparecimento de árvores grossas que pudessem ser escavadas e carregassem um homem. Tinham de se virar com galhos. Esses barquinhos arredondados de pele levavam um remador na parte posterior e um caçador armado na frente.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A primeira mercadoria trocada foi uma pedra.

A primeira mercadoria comercializada por barco foi a obsidiana, uma pedra vulcânica preta - na verdade, um vidro muito duro. O homem a valorizava não só por sua estética, mas por ser facilmente transformada em ferramentas de corte e armas. Foram encontradas na Grécia de 12 mil anos atrás, originárias do vulcão da Ilha de Milos, e carregadas em barcos para aldeias do interior grego.
Nos siga no Google Notícias